segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ULBRA oferece curso de Investigação em Jornalismo Multimídia com Cid Martins e Jocimar Farina

A ULBRA promove o curso de Investigação em Jornalismo Multimídia, nos dias 04, 05, 10 e 11 de novembro, no campus de Porto Alegre. Entre os objetivos dos encontros, estão abordar o tema em questão mostrando exemplos utilizados no Estado e no País, pesquisas, edição, trabalhos de campo e questões éticas e de segurança. Além destes, análise de reportagens já existentes e foco em técnicas de produção em telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo impresso e online.

As aulas ficam a cargo dos jornalistas Cid Martins e Jocimar Farina, ambos professores e bacharéis em Jornalismo. Farina também é Especialista em Ciências Penais. Eles são repórteres filiados à Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e fazem parte do grupo de Investigação Multimídia da RBS – Rádio Gaúcha e RBS TV . A dupla já conquistou inúmeras distinções no âmbito regional e nacional, incluindo o prêmio Vladimir Herzog.


Cid Martins participou de cobertura internacional acerca da tradição gaúcha nos Estados Unidos, do falecimento de Leonel Brizola, da onda de terror em São Paulo causada por facções criminosas dentro de presídios e da visita do Papa Bento XVI ao país.


Por sua vez, Jocimar Farina ganhou o 1º lugar no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na Categoria Radiojornalismo, no ano de 2008. A reportagem vencedora tratou dos assuntos que cercam a exploração sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul.

Programação e demais informações:
* 04/11 – Introdução à investigação em jornalismo multimídia, práticas no estado e país. Conceito de Mind Mapping. Elaboração da pauta (escolha do tema – problema social, denúncia, reclamação ou complemento de assuntos diários). Discussão da pauta na redação.
* 05/11 – Apresentação de técnicas de investigação e pesquisa; flagrantes; uso de equipamentos para auxiliar uma investigação.
* 11/11 – Entrevistas com objetivo de manter o foco. Reportagem com apoio do computador. Formação de um banco de dados. Estatísticas. Texto. Edição: montagem, trilhas, imagens, efeitos, layout).
* 12/11 – Divulgação. Repercussão. Segurança. Ética. Especialização.

Local: ULBRA/Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre, antiga Escola São Manoel)
Datas e Horários: 04/11 (das 19 às 22h), 05/11 (das 8h30min às 11h50min), 11/11 (das 19 às 22h) e 12/11 (das 8h30min às 11h50min)
Carga horária: 16h
Investimento: R$ 110,00
Turmas: 20 alunos no máximo

As inscrições devem ser feitas através do Espaço Extensão e Cultura, que fica no saguão do Prédio 6
Fone: 3477.4000 – Ramal: 9103. Forma de pagamento:  Depósito Bancário: Banco do Brasil – Agência: 2626-3 – Conta Corrente: 24.491-0. Após, enviar o comprovante de depósito identificado com nome do aluno, curso e telefone por Fax (51) 3477.9103, digitalizado por e-mail: extensaoecultura@ulbra.br ou apresentá-lo pessoalmente no Saguão do Prédio 6 – Espaço Extensão e Cultura.

Nenhum comentário: