segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Professora Maria Clara Aquino apresenta trabalho no SimSocial


Nos dias 13 e 14 de outubro, a professora do curso de Jornalismo, Maria Clara Aquino, estará em Salvador, na Bahia, para participar do SimSocial Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Mídias Sociais, Saberes e Representações, promovido pelo GITS – Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade, que compõe o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. O simpósio acontecerá nas dependências da Faculdade de Comunicação da universidade.

No Grupo de Trabalho Mídias Sociais: Interações e Práticas de Sociabilidade, Maria Clara apresentará o trabalho Interatividade e Participação em Contexto de Convergência Midiática, que propõe uma discussão sobre as duas categorias a partir de um aporte teórico sobre o conceito de convergência. O texto aborda questões que fazem parte de sua tese de doutorado, em andamento.

Além desse GT, o SimSocial também terá a apresentação de trabalhos nos grupos de Mídias Sociais: Consumo e Estratégias de Mercado; Política e Ativismo nas Mídias Sociais; Educação e Mídias Sociais e Mídias Sociais, Práticas Colaborativas e Jornalismo. Dos 80 trabalhos enviados, 44 foram selecionados para serem apresentados no seminário, que também oferecerá três minicursos e três conferências.

O professor da USP, Massimo di Felice, abre o simpósio com falando sobre Redes Sociais na Internet; a professora Fernanda Bruno, da UFRJ, apresenta a conferência O que diz um traço pessoal digital? Monitoramento, saberes e redes sociotécnicas e a professora Simone de Sá, também da UFRJ, fala sobre Entretenimento e Redes Sociais.

Os mini cursos serão ministrados por alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA: Jornalismo Colaborativo e Mídias Sociais; por Yuri Almeida; Consumo e Métricas em Mídias Sociais, por Tarcízio Silva e Marcel Ayres e Gamificação e Transmídia, por Thiago Falcão e Luís Adolfo Andrade.

Aqui você pode fazer o download de todos os trabalhos que serão apresentados no SimSocial.

Nenhum comentário: