segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Garajão Especial apresenta projetos aos alunos de Comunicação

Texto: Ângelo Neckel
Fotos: Layla Silvana

Na última quinta-feira, 20 de outubro, no prédio 16 da ULBRA Canoas, aconteceu o Garajão Especial. A atividade foi conduzida pelos apresentadores Bivis, Renuska e Aline, integrantes do programa, e também contou com a participação de Perdigão e Eduardo Mendonça, da rádio Pop Rock FM. Alunos e professores do curso de Comunicação Social assistiram à apresentação do projeto Personagens do Centro e de projetos desenvolvidos pela ULBRA TV e pela rádio Pop Rock FM. 


A atividade iniciou com a apresentação do projeto Personagens do Centro, da professora Alice Bemvenuti, artista plástica e professora dos cursos de Pedagogia, na ULBRA Guaíba, Fotografia na ULBRA Canoas e da disciplina de Arte do Ensino a Distância (EAD) da ULBRA. O trabalho consiste num jogo para ser implementado em sala de aula, que tem Porto Alegre como cenário, sendo as casas do tabuleiro representadas por ruas da capital. O objetivo é conscientizar o aluno a preservar o patrimônio. Outra novidade é que o jogador se depara com peças alusivas aos personagens anônimos do centro, como a Estátua Viva e o último fotógrafo lambe-lambe. Também é possível acessar fichas contendo as histórias dessas personalidades. Segundo Alice, a intenção é que o jogo seja trabalhado por três dias consecutivos nas salas de aula e, deve ser implementado desde a base, para disseminar o hábito de conservar os nossos monumentos. 


Em seguida, os apresentadores do Garajão e os comunicadores da Pop Rock, conversaram com o público presente sobre a oportunidade que a ULBRA oferece aos seus alunos de ingressar no mercado profissional através de seus próprios veículos, citando os exemplos dos programas da ULBRA TV e da própria Pop Rock. Logo após, foi apresentado um vídeo com depoimentos de alunos e ex-alunos da universidade que usufruiram destas vantagens e que relataram suas experiências na instituição. Entre eles Eduardo Costa, aluno da ULBRA e repórter do Grupo RBS.


O diretor da ULBRA TV, Douglas Flor, e o diretor da Rádio Pop Rock, Mauro Borba, ainda apresentaram projetos de integração entre os veículos e o curso de comunicação. O destaque ficou por conta da ideia da reedição de antigos quadros da Rádio produzidos por estudantes da ULBRA. A iniciativa abrange não só os alunos de Jornalismo, mas também os de Publicidade e Relações Públicas. Nesse sentido, já foi lançado um desafio: pensar na resposta para a pergunta “O que você gostaria de dizer para o público da Pop Rock?”. O autor da resposta mais criativa participará ao vivo do programa Cafezinho. Posteriormente, a promoção será estendida a todos os ouvintes da emissora. A partir do próximo ano, com a consolidação das novas instalações, a intenção é de estreitar a relação entre os dois veículos, facilitando o trânsito dos profissionais e estagiários entre ambos.

No encerramento, os professores dos cursos de comunicação da ULBRA, Antonio Sobral (Fotografia), Deivison Campos (Jornalismo), Gustavo Becker (Relações Públicas) e Mirian Gehrke (Publicidade e Propaganda), falaram a respeito da importância de haver integração entre os alunos de comunicação para buscar o domínio de diferentes áreas e uma formação profissional diferenciada.

Nenhum comentário: