sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ULBRA é destaque em educação no Prêmio 500 Maiores Empresas do Sul 2011




A ULBRA recebeu nesta quarta-feira, 05 de outubro de 2011, o prêmio 500 Maiores do Sul - Grandes Líderes, por ocupar o primeiro lugar no setor Educação na Região Sul do país. 


A Universidade ainda recebeu o certificado por ocupar a 19ª posição no Ranking do RS e o 52º lugar entre as 500 Maiores do Sul em 2011. O prêmio é organizado pela Revista Amanhã e está baseado no ranking que avalia o desempenho das empresas em 2010.


O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários e de Graduação da ULBRA, professor doutor Ricardo Willy Rieth, recebeu a premiação em nome da Universidade. 


Segundo Rieth, “além da posição de destaque no ranking, nos traz muita satisfação estarmos sentados ao lado dos líderes do ranking, como o Grupo Gerdau e a Refap, bem como acompanhar o diálogo desses empresários em reconhecimento à retomada do crescimento da ULBRA”. 


Ricardo Rieth destacou que o palestrante do evento, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Natura, Pedro Passos, afirmou que a chave para o desenvolvimento das empresas no Brasil, em razão da crise financeira mundial, para que sejam inovadoras e se destaquem no mercado, é a qualificação dos seus recursos humanos através da educação. “Isso é significativo e mostra o papel chave das universidades no contexto do desenvolvimento das empresas no país”, garante Rieth.


Em reportagem da edição especial da Revista Amanhã, que circulou durante o evento, foi citado que a Universidade passou por uma crise financeira e institucional, há cerca de três anos, mas que agora, sob a liderança do reitor Marcos Fernando Ziemer, está se recuperando. 


A reportagem afirma que o caminho para isto passou pela decisão da atual gestão de dedicação exclusiva à atividade-fim da ULBRA: a educação. Ziemer ainda relatou na entrevista que o déficit operacional, que era de cerca de R$ 15 milhões, quando assumiu em 2009, agora está praticamente zerado. 


“Nosso fluxo de caixa ainda é limitado. Mas queremos investir mais na qualificação do corpo docente e em infraestrutura”, disse o reitor.


A reportagem informa que a ULBRA está tirando do papel um projeto de parque tecnológico, que está aberto às empresas interessadas por edital. A construção do parque é mais um passo para fortalecer a imagem da ULBRA, como instituição focada na educação, e vai colocá-la ao lado de outras universidades privadas do Estado que já desenvolvem experiências bem-sucedidas.


O projeto Grandes Líderes é composto por eventos de premiação no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Em cada encontro, mais de mil lideranças empresariais e principais autoridades se reúnem para conhecer as maiores empresas de cada Estado. Em Porto Alegre, a solenidade ocorreu nesta quarta-feira, 05 de outubro.


Veja os arquivos da reportagem da Revista Amanhã nº 277, sobre o desempenho da ULBRA no ranking de empresas do Sul.








Fonte: ACS - Assessoria de Comunicação Social da ULBRA

Nenhum comentário: