segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Livro sobre jornalismo digital discute audiovisual, convergência e colaboração

Produzida pela rede de pesquisa aplicada jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), o livro Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração será lançado em novembro no 9º Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo (9º SBPJor) e na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.


O lançamento no 9º SBPJor, que se realiza do Rio de Janeiro e reúne pesquisadores de jornalismo de todo o Brasil, está previsto para às 19h30 do dia 4 de novembro.


Já durante a maior feira de livros a céu aberto da América Latina, a solenidade ocorrerá às 15h30 do dia 8 de novembro, uma terça-feira. A obra, editada pela Edunisc, é organizada pelos professores pesquisadores Demétrio de Azeredo Soster, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Walter Teixeira Lima Júnior, docente do Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, de São Paulo.


Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração é composto por artigos de 12 pesquisadores ligados à Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec) e busca interligar os campos de conhecimento científico que envolvem o jornalismo e as tecnologias digitais conectadas.


Dentre os assuntos pesquisados pelos autores, encontra-se a questão da relevância informativa por meio de sistemas de reco­mendação que estão alterando a percepção do usuário da Web; processo de produção jornalístico do ponto de vista das teorias do jornalismo; formatos de narrativas fotojornalísticas do New York Time.com; mensuração do grau da incorporação de questões tec­nológicas nas grades de graduação em jornalismo e o ensino de jornalismo-laboratório de natureza convergente.


A obra é dividida em duas partes. Na primeira, “Audiovisual e redes sociais”, busca-se esta­belecer as bases, por meio de uma perspectiva convergente, para discussões que envolvam o uso de imagens e sons em uma lógica operacional de natureza comunicacional assentada em uma estru­tura de rede.


Na segunda, “Mesa coordenada SBPJor”, de forma complementar, inserem-se os textos discutidos pelos integrantes da rede por ocasião da 8ª SBPJor, realizado em 2010 em São Luis, no Maranhão.


O que une as duas partes, para além de seu conteúdo te­mático, é o fato de cada um de seus autores se proporem, com a publicação de Jornalismo digital: audiovisual, convergên­cia e colaboração, a construir parte do arcabouço científico ne­cessário para compreensão dos fenômenos comunicacionais que emergem a partir da introdução e desenvolvimento das tecnologias de informação conectadas. Busca-se, assim, oxigenar o ambiente acadêmico no campo da comunicação com novos pontos de vistas e perspectivas.



FICHA TÉCNICA
Editora: EDUNISC
Ano: 2011
Páginas: 232
ISBN: 978-85-7578-314-6 

Nenhum comentário: