quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jornalistas do RS e SC estão entre os finalistas do Prêmio Esso


O Prêmio Esso de Jornalismo divulgou a relação de finalistas de sua 56ª edição. Entre eles estão profissionais dos jornais Zero Hora, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, pertencentes ao Grupo RBS. Os indicados estão divididos em 11 categorias de mídia impressa e uma modalidade de telejornalismo. No dia 16 de novembro, os nomes dos vencedores serão divulgados. Os jurados chegaram à escolha dos finalistas após avaliar um número recorde de 1.272 trabalhos. Os 38 componentes do júri selecionaram, ao todo, 70 trabalhos.

O julgamento das matérias durou 45 dias e foi realizado no Rio de Janeiro. Todos os trabalhos foram examinados por no mínimo três jurados diferentes numa primeira abordagem. As reportagens textuais escolhidas na primeira fase passaram por novas análises, realizadas por grupos até 13 jurados.

Pela primeira vez, o Prêmio Esso de Jornalismo adotou um sistema de inscrição e julgamento dos trabalhos via internet, idealizado pela ExxonMobil em parceria com a RP Consultoria e desenvolvido pela Maxpress. A novidade permitiu evitar o consumo de 70 mil folhas de papel, aproximadamente uma tonelada. Com o novo sistema de avaliação, cada categoria de mídia impressa passou a contemplar cinco trabalhos finalistas. As de Fotografia e Telejornalismo passaram a dispor de dez (10), cada. Além disso, foi agregada a categoria Educação, para trabalhos jornalísticos sobre o tema.

A escolha final dos vencedores de cada uma das categorias de mídia impressa ficará a cargo de uma Comissão de Premiação, com a presença dos jurados na reunião. A designação do trabalho vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo competirá a uma Comissão de Premiação própria, também em reunião presencial. A imagem ganhadora do Concurso de Fotografia será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados, que votarão em um dos dez (10) trabalhos a serem indicados.

Nenhum comentário: