segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Encontros com o Professor recebe o escritor Pozenato

Na próxima quinta-feira, 20.10, o comunicador Ruy Carlos Ostermann recebe o escritor José Clemente Pozenato, autor do livro O Quatrilho, em mais uma edição do talkshow Encontros com o Professor. Escritor, Pozenato é autor de diversos ensaios e artigos em livros, revistas e jornais, membro da Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-grandense de Letras. Estava indicado para concorrer a patrono da Feira do Livro deste ano, mas declinou do convite alegando dificuldades em função de residir em Caxias do Sul, onde é professor de Literatura Brasileira na universidade local. O encontro será às 19h30, no Studio Clio.

Foto: Daniela Xu - RBS

Em 1974, Pozenato publicou o ensaio O regional e o universal na literatura gaúcha, premiado pelo Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, seguindo-se a ele outros ensaios sobre literatura. Em 1985, iniciou a carreira de ficcionista, com a publicação da novela policial O caso do martelo e do romance O quatrilho, uma narrativa centrada na primeira geração de filhos de imigrantes italianos no Sul do Brasil. O romance foi levado ao cinema em filme dirigido por Fábio Barreto e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996.

Na atividade pública, integrou o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Caxias do Sul e, por duas vezes, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. Foi também Secretário de Cultura de Caxias do Sul 2006 e coordenador do curso de mestrado em Letras da Universidade de Caxias do Sul. José Clemente Pozenato recebeu o título de cidadão caxiense em 1991 e foi eleito Personalidade do Livro, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, em 1995. Em 2007 recebeu o título de Cavaliere na Ordem do Mérito da República Italiana.


A canja musical desta edição será da cantora e compositora Gisele De Santi, reconhecida na edição de 2010 do Prêmio Açorianos, nas categorias intérprete e revelação, além de receber indicações a melhor compositor e melhor disco do ano de MPB. Gisele De Santi é, também, o nome do seu primeiro CD. Suas composições, todas autorais, passeiam pelos mais diversos estilos: bossa-nova, blues, jazz, chamamé, samba-rock, embora nunca de forma exatamente tradicional, muito mais como se retrabalhasse o gênero de forma pessoal.

Fonte: Coletiva

Nenhum comentário: