segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Comunicação da Unisc realizará colóquio de agências dia 12 de janeiro



Cerca de 150 alunos e professores de 11 universidades gaúchas estarão reunidos na Unisc dia 12 de janeiro de 2012 por ocasião do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação. O evento busca desenvolver ações conjuntas entre as agências experimentais visando a formação de profissionais éticos, responsáveis, comprometidos e autônomos. O tema a partir do qual os trabalhos serão desenvolvidos será “A ação integrada das agências experimentais como elemento estruturador da formação superior em comunicação”. O colóquio é coordenado pelos professores Demétrio de Azeredo Soster e Mônica Pons, respectivamente subcoordenador do Curso e chefe de Departamento.

O 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação se inicia com uma recepção festiva, das 7h30 às 8h30. Logo em seguida, será realizado, no anfiteatro do Bloco 18, painel de abertura com representantes de entidades ligadas à área de formação. Farão parte da mesa o presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Gadini; a coordenadora de relações públicas da Agência de Comunicação (Agexcom) da Unisinos, Nadeje Lomando; e o coordenador do Curso de Comunicação da Feevale, Cristiano Max Pereira.

As atividades do 2º Colóquio prosseguem a partir das 10 horas do dia 12 de janeiro, quando monitores e voluntários das agências representadas no evento apresentarão aos participantes relatos de ações desenvolvidas ao longo do ano. “Para esta edição, sugerimos, de acordo com o tema norteador do Colóquio, que fossem apresentadas ações que as agências realizaram ao longo do ano e que tenham envolvido duas ou mais habilitações”, salienta Soster.

GRUPOS FOCAIS – Os trabalhos do 2º Colóquio de Agência Experimentais de Comunicação prosseguem a partir das 13h30, com a realização de grupos focais. Os integrantes do evento serão divididos em quatro grandes grupos para avaliarem ações desenvolvidas pelo Colóquio ao longo do ano que passou e planejarem novas metas. Os grupos focais estarão divididos da seguinte forma: “pensar o colóquio de agências experimentais de comunicação”, “prêmios, mostras, salões e eventos compartilhados”, “articulação com demais instâncias representativas”, e, finalmente, “o colóquio para além das IES gaúchas”. Os grupos focais se reunião nas salas de aula do bloco 18.

Às 16 horas, será apresentada a experiência do Infocâmbio Universitário, um site que publica notícias e reportagens produzidas por alunos de jornalismo de diferentes universidades e centros universitários do Rio Grande do Sul. O projeto se iniciou em 2010 a partir de um intercâmbio entre a Unisinos e a Unisc. Em 2011, com o 1º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, outros seis estabelecimentos de nível superior passaram a integrar a rede. Todas as matérias são pautadas, apuradas e redigidas por estudantes, sob a orientação de professores de Jornalismo.

Logo após será realizado relato sobre o blog do Colóquio e, na seqüência, será anunciada a agência experimental de comunicação que venceu o concurso criado para desenvolver a logomarca definitiva do Colóquio. A última atividade do dia será às 16h30, quando uma assembléia geral escolherá o local onde será realizado o 3º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação. As universidades que participam do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação são a Ulbra, Feevale, Unijuí, Faccat,  PUC, Unisinos, UFSM, Univates, UPF, Ufrgs, além da anfitriã Unisc.

Mais informações pelos e-mail coloquioagencias@gmail.com, telefone (51) 3717.7383, pelo twitter @coloagencias, pelo blog  http://coloquiodeagencias.blogspot.com, ou, ainda, pelo facebook: 2º Colóquio de Agências Experimentais da Comunicação.

Nenhum comentário: