As atividades do dia tiveram início às 7h30min, com uma recepção festiva às comitivas das universidades. Logo após, houve a realização de um Painel de abertura com a participação do presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Gadini; a coordenadora de Relações Públicas da Agência de Comunicação (Agexcom) da UNISINOS, Nadeje Lomando; e o coordenador do Curso de Comunicação da Feevale, Cristiano Max Pereira. Durante as considerações iniciais, foi enaltecida a importância das agências como um estágio para a familiarização do aluno com o mercado de trabalho, além de promoverem a integração entre diferentes áreas da comunicação.
Em seguida, monitores e estagiários das agências representadas no evento mostraram aos participantes relatos de ações desenvolvidas ao longo do ano. A Agex/ULBRA apresentou no colóquio a experiência da equipe de professores e estagiários na produção e execução do evento Transversalidades, realizado em agosto de 2011, na Universidade. O aluno e estagiário da Agex, Décio Grabowski, de Publicidade e Propaganda, e Priscila Leite, estudante de Relações Publicas, representaram a instituição, explicando os itens que compuseram o projeto.
Às 13h30, os participantes do evento foram convidados a formar quatro (04) grandes grupos focais, a fim de avaliar a atuação do Colóquio no último ano e planejar a adoção de novas metas, divulgadas ao final do evento. Os grupos focais trataram dos seguintes temas:
GRUPO 1 - Pensar o colóquio de agências experimentais de comunicação
GRUPO 2 - Prêmios, mostras, salões e eventos compartilhados
GRUPO 3 - Articulação com demais instâncias representativas
GRUPO 4 - O colóquio para além das IES gaúchas
Às 16 horas, foi apresentado o site do Infocâmbio Universitário, que publica notícias e reportagens produzidas por alunos de jornalismo de diferentes universidades do Estado. O projeto começou em 2010, através de um intercâmbio entre a UNISINOS e a UNISC. Em 2011, com o 1º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, outros seis estabelecimentos de nível superior aderiram à rede. Todas as matérias são pautadas, apuradas e redigidas por estudantes, sob a orientação de professores de Jornalismo.
Na sequência, foi anunciada a escolha da logomarca definitiva do Colóquio. O concurso teve como vencedora a agência esperimental Espaço Experiência/PUC. Por sua vez, a Agex/ULBRA conquistou a 3ª colocação.
A última atividade do dia começou às 16h30, quando aconteceu a apresentação das proposições discutidas durante o dia para compor a Carta de Santa Cruz do Sul. Uma assembléia geral discutiu as proposições e decidiu, por intermédio de uma votação aberta, quais farão parte do futuro documento. Os seguintes itens receberam aprovação:
- Incentivar a participação de estagiários no Colóquio;
- Realizar enquete para levantar temas a serem tratados no Colóquio;
- Insistir na observância das regras para apresentação das agências;
- Mostrar o infocâmbio ao mercado da comunicação;
- Realização de feiras nos colóquios para que as Agências Experimentais de Comunicação possam exibir seus portfólios;
- Criação de espaço para divulgação de vagas de emprego/estágio;
- Compartilhamento e intercâmbio de estagiários de diferentes Agências Experimentais de Comunicação.
Por fim, alunos e professores decidiram que o 3º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação será sediado na Feevale, em 2013.
Participaram do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação as universidades ULBRA, FEEVALE, FACCAT, PUC, UNISINOS, UFSM, UNIVATES, UPF e a anfitriã UNISC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário