segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ULBRA apresenta o Transversalidades em colóquio de agências experimentais

2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação ocorreu na última quinta-feira (12), na UNISC, em Santa Cruz do Sul, e reuniu professores e alunos de 11 universidades do Rio Grande do Sul para promover ações conjuntas objetivando o crescimento das agências e a formação de bons profissionais. O encontro foi coordenado pelos professores Demétrio de Azeredo Soster e Mônica Pons, respectivamente subcoordenador do Curso e chefe de Departamento.

As atividades do dia tiveram início às 7h30min, com uma recepção festiva às comitivas das universidades. Logo após, houve a realização de um Painel de abertura com a participação do presidente do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), Sérgio Gadini; a coordenadora de Relações Públicas da Agência de Comunicação (Agexcom) da UNISINOSNadeje Lomando; e o coordenador do Curso de Comunicação da FeevaleCristiano Max Pereira. Durante as considerações iniciais, foi enaltecida a importância das agências como um estágio para a familiarização do aluno com o mercado de trabalho, além de promoverem a integração entre diferentes áreas da comunicação.

Em seguida, monitores e estagiários das agências representadas no evento mostraram aos participantes relatos de ações desenvolvidas ao longo do ano. A Agex/ULBRA apresentou no colóquio a experiência da equipe de professores e estagiários na produção e execução do evento Transversalidades, realizado em agosto de 2011, na Universidade. O aluno e estagiário da AgexDécio Grabowski, de Publicidade e Propaganda, e Priscila Leite, estudante de Relações Publicas, representaram a instituição, explicando os itens que compuseram o projeto.

Às 13h30, os participantes do evento foram convidados a formar quatro (04) grandes grupos focais, a fim de avaliar a atuação do Colóquio no último ano e planejar a adoção de novas metas, divulgadas ao final do evento. Os grupos focais trataram dos seguintes temas:

GRUPO 1 - Pensar o colóquio de agências experimentais de comunicação
GRUPO 2 - Prêmios, mostras, salões e eventos compartilhados
GRUPO 3 - Articulação com demais instâncias representativas
GRUPO 4 - O colóquio para além das IES gaúchas

Às 16 horas, foi apresentado o site do Infocâmbio Universitário, que publica notícias e reportagens produzidas por alunos de jornalismo de diferentes universidades do Estado. O projeto começou em 2010, através de um intercâmbio entre a UNISINOS e a UNISC. Em 2011, com o 1º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação, outros seis estabelecimentos de nível superior aderiram à rede. Todas as matérias são pautadas, apuradas e redigidas por estudantes, sob a orientação de professores de Jornalismo.

Na sequência, foi anunciada a escolha da logomarca definitiva do Colóquio. O concurso teve como vencedora a agência esperimental Espaço Experiência/PUC. Por sua vez, a Agex/ULBRA conquistou a 3ª colocação.

A última atividade do dia começou às 16h30, quando aconteceu a apresentação das proposições discutidas durante o dia para compor a Carta de Santa Cruz do Sul. Uma assembléia geral discutiu as proposições e decidiu, por intermédio de uma votação aberta, quais farão parte do futuro documento. Os seguintes itens receberam aprovação:
  • Incentivar a participação de estagiários no Colóquio;
  • Realizar enquete para levantar temas a serem tratados no Colóquio;
  • Insistir na observância das regras para apresentação das agências;
  • Mostrar o infocâmbio ao mercado da comunicação;
  • Realização de feiras nos colóquios para que as Agências Experimentais de Comunicação possam exibir seus portfólios;
  • Criação de espaço para divulgação de vagas de emprego/estágio;
  • Compartilhamento e intercâmbio de estagiários de diferentes Agências Experimentais de Comunicação.
Algumas preposições serão discutidas por um conselho especial, a ser formado nas próximas semanas. Dentre elas, a criação de uma cerimônia de premiação para Agências Experimentais,  além da possível integração entre o site do Infocâmbio Universitário e do próprio Colóquio.

Por fim, alunos e professores decidiram que o 3º Colóquio das Agências Experimentais de Comunicação será sediado na Feevale, em 2013.

Participaram do 2º Colóquio de Agências Experimentais de Comunicação as  universidades ULBRAFEEVALEFACCATPUCUNISINOSUFSMUNIVATESUPF e a anfitriã UNISC.

Nenhum comentário: