segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Digitalia debate a música e a cultura digital
O DIGITALIA (Congresso Internacional de Música e Cultura Digital) pretende reunir, em Salvador, de 1° a 4 de fevereiro de 2012, diversas iniciativas que relacionam o campo da música às novas tecnologias da informação e da comunicação, notadamente aquelas conformadas pela chamada Cultura Digital. Sob o tema “Celebrando a Primeira Década da Música Online”, o evento se constitui num fórum que articula artistas, estudiosos, produtores e o público em geral.
A programação é extensa e pretende reunir conferências, oficinas e cursos; apresentação de trabalhos (em diversas modalidades); atividades como desenvolvimento de produtos e plataformas para música online; geração de conteúdo para difusão via WEB com videoconferências, textos e músicas produzidos de forma colaborativa pelos participantes do evento; além da promoção de intervenções musicais e multimídia.
O congresso está articulado sobre três eixos:
Eixo de pesquisa (conferências e apresentação de trabalhos);
Eixo de Formação (cursos, oficinas e capacitação);
Eixo de Integração (encontros e formação de redes).
O Digitalia é promovido pela comunidade Audiosfera, uma rede social dedicada à relação entre música e cultura digital, tendo como âncora o grupo de pesquisa de mesmo nome, hospedado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia.
As propostas de atividades serão aceitas até amanhã (10 de janeiro de 2012),com as seguintes modalidades:
Apresentação de artigos científicos;
Mesa temática (entre 3 e 5 pessoas);
Workshop;
Comunicação livre;
Trabalho técnico;
Relato de experiência;
Performance e apresentação artística;
Encontro de rede.
Estas modalidades de trabalho deverão ser propostas de acordo com o seguinte quadro:
Música e Cultura Digital: Aspectos gerais relacionados à música online: evolução, estado da arte, análise teórica, estudos de caso, processos de sociabilidade, reconfigurações da cadeia de produção musical e da indústria fonográfica.
Economia da Música Online: Elementos econômicos relacionados a produção, consumo, colaboração, formas de remuneração e modelos de negócios da música online.
Direitos Autorais, Música e Cultura Digital: Implicações legais da música online e modalidades de flexibilização dos direitos autorais no novo contexto sócio-tecnológico.
Música, Cultura Digital e Inovação: Análise de processos, sistemas e tecnologias emergentes orientados à música online.
Transversalidades: Processos e linguagens transversais à música online: música e imagem, DJ’ing, VJ’ing, moda, games, gênero, juventude, performatividade, políticas, tecnologias disruptivas etc.
Para fins de seleção, os resumos das atividades devem ser enviados através do formulário.
Para apresentação de artigo científico, o proponente (ou autor principal) deverá enviar o resumo e, após aprovação do mesmo, a versão final será solicitada para disponibilização no portal do evento.
Propostas de perfomances e apresentações artísticas devem ser enquadradas no item “Transversalidades”.
As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário de inscrição.
Fonte: Digitalia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário