sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acadêmicos da Ulbra conversam com Ruy Carlos Ostermann

Texto: Iuri Ramos
Fotos: Luis Ventura

O jornalista Ruy Carlos Ostermann recebeu, no dia 29 de abril, cerca de 20 alunos de Jornalismo da Ulbra para uma conversa sobre entrevistas, antes do seu talk show “Encontros com o professor”, no StudioClio, em Porto Alegre. O “professor”, como é conhecido, falou sobre sua vasta experiência entrevistando diversas personalidades.


Ruy defende que a privacidade do entrevistado deve ser respeitada e diz que o entrevistador deve ser humilde ao não conhecer profundamente o tema abordado. “Não é o ideal, mas sabemos que acontece. Então devemos começar pelo mais básico, isso facilita para o ouvinte também”, declarou. Ao lembrar os trabalhos que realizou nas Copas do Mundo, a primeira foi em 1966, na Inglaterra, orgulhou-se de escrever um diário do técnico Luiz Felipe Scolari na Copa de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, na qual o Brasil se sagrou pentacampeão.


O entrevistado do “Encontros com o professor” foi o professor Dr. Donaldo Schüler, que instigou a plateia com a filosofia grega. “Só sei que nada sei” e “todos somos gregos” arrancaram risos do público, que, hipnotizado ouviu a influência da cultura grega na sociedade ocidental.

Nenhum comentário: