quarta-feira, 28 de abril de 2010

Nílson Souza participa do Papo de Redação

Iuri Ramos
O segundo Papo de Redação, que acontece na próxima terça-feira, dia 4 de maio, trará à Ulbra Nílson Souza, Editor de opinião do Grupo RBS. O bate papo com o jornalista terá início às 19h30, no auditório pequeno do prédio 14.

Com o mesmo projeto, Jornalismo em Pauta, que comemora o aniversário da Zero Hora levando seus profissionais às universidades do Estado, a RBS volta à ULBRA este ano. Em 2009, no mesmo projeto, que comemorou o aniversário de 45 anos do jornal, ocorreu uma descontraída conversa que aproximou repórteres, editores e colunista dos acadêmicos. Agora no 46ª ano do jornal, o retorno do Jornalismo em Pauta acontece dentro do Papo de Redação, projeto do curso de Jornalismo da ULBRA.

Na próxima terça, Nílson Souza pretende abordar temas como a Linha Editorial da RBS, já que atua como editor de Opinião do Grupo e participa do Comitê Editorial, que define as diretrizes editoriais da empresa.

Em contato com a coordenação do curso de Jornalismo, Nílson informou que, no Papo de Redação da ULBRA, pretende debater questões práticas como independência editorial, pluralismo de opiniões, isenção política, coberturas eleitoriais, opinião da empresa e opinião dos seus colunistas e comunicadores, dentre outros pontos.

Nílson Souza, formado em Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, iniciou na profissão em 1970, na extinta Folha da Tarde, jornal da Companhia Jornalística Caldas Júnior. Mais tarde, trabalhou no Jornal do Brasil do Rio de Janeiro, nas Revistas Veja e Nova Escola, ambas da Editora Abril. Está desde 1986 na RBS, já foi Editor de justiça, de esportes e atualmente é Editor de opinião. Além disso, assina uma crônica semanal no Segundo Caderno.

Na primeira edição do projeto Papo de Redação, que ocorreu no dia 13 de abril, os convidados foram os repórteres Victor Hugo Sánchez Moreno, da RTL chilena, e Luciano Nagel, da Rádio Guaíba. Ambos falaram sobre a experiência de cobrir o terremoto que aconteceu em fevereiro no Chile.

Nenhum comentário: