quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alunos da Ulbra atuam em pesquisa do Marcas e Líderes

Texto: Cibele Avendano

A pesquisa Marcas e Líderes, que atua no meio empresarial e entre os consumidores canoenses há 10 anos, desempenha o importante papel de habilitar os alunos da disciplina de Pesquisa Comunicação e Mercado da Ulbra a elaborar pesquisas mercadológicas.



Aproximadamente 30 alunos trabalham para desempenhar o levantamento das 47 categorias avaliadas. Segundo Jeferson Cunha, professor da disciplina, os alunos começam as atividades em sala de aula, aprendendo a lidar com dados demográficos e geográficos a fim de adquirir informações a respeito da composição da população da cidade de Canoas em relação a sexo, idade e classe social.


Neste ano, 723 questionários foram distribuídos, e o processo de tabulação de dados, pelo qual cada aluno se responsabiliza a lançar, é feito em uma planilha eletrônica. Depois, os dados são agrupados gerando o resultado geral. Cunha ressalta que essa construção com os alunos é importante com respeito à confiabilidade, pois os alunos participam com a revisão e a construção dos questionários, tornando-se aptos a exercer este tipo de atividade no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: