terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aluno de Jornalismo entrevista Sue Ellen Tatsch, palestrante do 6º RP em Evidência

O aluno da disciplina de Webjornalismo e Novas Tecnologias, do curso de Jornalismo da Ulbra, Lucas Albrecht realizou uma entrevista com a Relações Públicas Sue Ellen Tatsch, que participa nessa quarta-feira, 24.11, como palestrante do 6º RP em Evidência. Confira a seguir o perfil e a entrevista, feita por e-mail, pelo aluno Lucas, na qual Sue conta como aplica os conhecimentos adquiridos no curso de Relações Públicas no dia a dia da empresa onde trabalha.

Perfil: Sue Ellen Tatsch
Egressa do Curso de Relações Públicas da Ulbra, Sue Ellen Tatsch, uma das palestrantes do 6º RP em Evidência, já ocupa seu lugar de destaque no mercado profissional. Formada em 2008/02, atua desde novembro daquele ano no relacionamento com os públicos vinculados à manutenção da faixa de dutos da Petrobrás Transporte, a Transpetro. Na breve entrevista abaixo, Sue Ellen fala da sua expectativa para o evento, suas funções como comunicadora e da importância da bagagem acadêmica em sua atividade. "Tudo que aprendi no Curso de Relações Públicas utilizo no meu dia a dia.", enfatiza.

O 6º RP em Evidência acontece dia 24.11, a partir das 19h30, no auditório do Prédio 14 da Ulbra Canoas. Entrada franca.


1. Qual sua expectativa, como egressa da Ulbra, sobre o 6º RP em Evidência?

Estou muito ansiosa para o evento! Acredito que abrir as portas da Universidade para alunos egressos do Curso dará maior visibilidade ao mesmo perante o público externo e uma grande valorização por parte dos alunos atuais. Minha expectativa é que saiamos do evento, todos nós, egressos, alunos e professores, com a certeza de que foi feito um ótimo trabalho durante o curso, com o apoio dos mestres e dedicação de cada um, por isso este resultado tão bacana, de mostrar que acadêmicos formados pelo Curso de Relações Públicas da Ulbra, estão hoje em funções de destaque no mercado de trabalho.


2. Quais as principais atribuições e atividades em sua atual função na Petrobras/Transpetro?

Trabalho o relacionamento com partes interessadas de um determinado setor, que é a manutenção de faixa de dutos da Petrobras Transporte – TRANSPETRO. A Transpetro é uma subsidiária da Petrobras que trabalha a logística da empresa, fazendo o transporte de petróleo e derivados dentro de dez municípios do RS, através de Navios e Oleodutos enterrados. Eu trabalho com os públicos de interesse desses dez municípios, fazendo mediação entre a empresa e seu público, levando informações sobre a atividade da empresa, formas de segurança, atividades sócio-ambientais e de responsabilidade social.

Atuo com três tipos de públicos, que são: Órgãos Públicos (Prefeituras e Secretarias de cada município); Empresas públicas e privadas (Concessionárias de serviços, tais como: DAER, RGE, AES SUL, CEEE, CORSAN, DNIT, SULGÁS, etc.); e Comunidades (proprietários de terrenos onde cruzam os dutos da Petrobras com servidão de passagem e lindeiros, nome designado a toda comunidade do entorno dos dutos e terminais da Petrobras). 


3. De que forma o aprendizado da vida acadêmica faz diferença hoje no teu dia a dia profissional?

De todas as formas! Tudo que aprendi no Curso de Relações Públicas utilizo no meu dia a dia. Desde formas de relacionamento, definição de públicos, planejamento estratégico, organização de eventos à comunicação integrada. Valorizo muito minha formação, pois em apenas cinco meses de estágio fui convidada a atuar como profissional dentro de uma grande empresa, que me deu a oportunidade de mostrar que minha formação superior foi suficientemente boa para que eu me desenvolvesse como profissional em tão pouco tempo de experiência.


4. Se você pudesse resumir em três palavras sua carreira até aqui, quais seriam?
- Desafio;

- Persistência;

- Satisfação.

Nenhum comentário: