quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Papo de Redação com Rodrigo Lopes destaca o trabalho de correspondente


O primeiro Papo de Redação do segundo semestre de 2011 teve como convidado o repórter internacional do Grupo RBS, Rodrigo Lopes. Com o recente lançamento do livro Guerras e Tormentas: diário de um correspondente internacional, Rodrigo fez uma ampla exposição de diversas coberturas que já realizou durante sua carreira como correspondente.


O Papo foi aberto pelo coordenador do curso de Jornalismo da Ulbra, professor Deivison Campos, na sala 203 do prédio 14, às 19h30. Rodrigo começou sua fala de forma descontraída, comentando fatos de sua vida pessoal e profissional. Logo de início, fez questão de deixar claro que “sem uma boa história, não há tecnologia, nem uma boa edição que segure”, referindo-se a essência jornalística, que deve permanecer dentro do contexto multimídia atual.


O jornalista contou aos alunos e professores presentes como foi sua entrada nesse mercado multimídia, explicando que nunca soube realmente do que mais gostava, se de rádio, televisão ou jornal. Em seguida, falou sobre a cobertura que fez sobre a morte do Papa e mostrou algumas das primeiras reportagens que fez para a televisão. Apresentou também um vídeo sobre o caminho até o Piratini, trajetória que durou um mês e que a cada dia parava em uma cidade para contar a história de uma pessoa.


Outras coberturas foram relembradas pelo repórter e empolgaram os alunos, como a do Furacão Katrina, a dos conflitos no Líbano, a da catástrofe no Haiti e a do resgate dos mineiros no Chile, que contou com a participação do aluno da Ulbra, Alvaro Andrade, vencedor do concurso Primeira Pauta ZH de 2010, e que acompanhou Rodrigo no Chile.

Após a exposição de todos esses trabalhos realizados por Rodrigo, os alunos puderam fazer várias perguntas: sobre como trabalhar no atual contexto multimídia, aspectos sobre imparcialidade, entre outros questionamentos que foram levantados.


O próximo Papo de Redação acontece em setembro e o convidado será divulgado aqui no blog. Aguarde!

Nenhum comentário: