A comunicação e as tecnologias para a criação e difusão de mensagens estão no centro das principais mudanças econômicas, sociais e culturais que ocorrem como resultado do desenvolvimento tecnológico e da conexão global.
Dentro deste contexto, o e-book "Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede" discute o desenvolvimento, as tendências e as questões relacionadas aos campos da tecnologia e da comunicação. Realizado por um grupo de pesquisadores, educadores, jornalistas e outros profissionais da mídia, o livro será disponibilizado para download gratuito no dia 1º de setembro (quinta-feira), a partir das 17h no blog.
Primeiro e-book produzido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede (TECCRED), composto por professores e pesquisadores do Programa de Pós-graduação da Cásper Líbero, a obra é uma compilação de artigos, dividida em três núcleos que abordam questões e desafios da atualidade: jornalismo colaborativo, narrativas fotográficas e novas formas de trabalho audiovisual, interação homem-máquina, regulação e riscos de controle.
A publicação tem licença Creative Commons, o que permite a cópia e distribuição do e-book para fins não-comerciais e com citação da fonte. Nada mais adequado para "uma obra coletiva que reproduz o espírito da ciência", como ressalta o Prof. Dr. Walter Lima, coordenador do grupo e organizador do livro.
Autores e temas
Os nove artigos do e-book são divididos em três áreas, reforçando a multidisciplinaridade do grupo de pesquisa. Na seção "Jornalismo: Colaboração e Narrativa Visual", Rafael Sbarai, editor do site de Veja e pesquisador, apresenta os modelos propostos pelos canais destinados à colaboração do portal iG (Minha Notícia) e CNN (iReport), além do sul-coreano OhmyNews.
Luísa Brito, repórter do G1 e especialista em comunicação, complementa o assunto, abordando a inserção do público na veiculação de informações e a importância de sua participação em portais noticiosos. Já o uso das galerias de fotos para contar histórias na web é o tema do artigo da jornalista Aretha Martins.
O avanço tecnológico digital, que deverá levar o ser humano a um patamar de comunicação marcado por "máquinas inteligentes", capazes de se comunicarem entre elas e com o próprio indivíduo, é discutido no texto que abre a área "Humanos e Sistemas Computacionais: uma Relação Tecnológica", assinado pelo professor Walter Lima e a especialista Renata Reche.
Outros aspectos ligados à relação homem-máquina e cooperação nas redes foram abordados pelo pesquisador Rafael Vergili. Por fim, Lídia Zuin, estudante de jornalismo, faz uma relação entre a ficção científica e a ciência presente na animação japonesa visionária Serial Experiments Lain.
Finalmente, a seção "Regulação e Desafios Tecnológicos" começa com os desafios e obstáculos legais para a implantação de uma programação televisiva por meio da rede, a tecnologia IPTV, em artigo assinado por Diólia Graziano, mestre em comunicação.
Lia Ribeiro, pesquisadora e diretora da Momento Editorial, aborda o processo de mudança dos meios de comunicação e as discussões que os cercam sobre regulações e riscos sobre formas de controle. O trabalho do professor em produção audiovisual Marcos Ryo, apresentando uma outra divisão do trabalho na etapa de captação de imagens na produção do filme publicitário, encerra a obra.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário