Texto Cibele Avendano
Foto Laís Cardoso
Na noite desta terça-feira, 12, o auditório do prédio 14 da Ulbra Canoas sediou o primeiro Papo de Redação de 2011. O evento realizado pela Curso de Jornalismo contou com a participação dos jornalistas do Grupo RBS Jocimar Farina, Fábio Almeida e Cid Martins, todos repórteres investigativos. A mediação do bate-papo ficou por conta do coordenador do curso Deivison Campos. Ao longo do evento, os repórteres relataram um pouco de suas experiências no meio jornalístico, mostraram algumas de suas matérias que foram utilizadas em diferentes meios de comunicação e comentaram o comportamento de repórteres em meio a uma cobertura jornalística. “O jornalista tem que passar a informação e não ser a notícia”, afirmou Cid.
Outro fator destacado na palestra foi o empenho e a coragem que o jornalista precisa ter ao produzir uma matéria investigativa, sempre considerando o risco que se corre ao desenvolver este tipo de pauta. No momento, foi citado o caso Tim Lopes, repórter que morreu quando fazia a investigação do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. “ Uma reportagem não vale uma vida”, completou Almeida.
Ao final do evento os convidados deixaram como dica aos futuros profissionais que as práticas jornalísticas devem reportar o acontecimento e não trazer a sensação do mesmo. O jornalismo sensacionalista não contribui para o aprimoramento da sociedade, ele demonstra a incapacidade do jornalista produzir um material de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário