quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jornalista Aldo Antonio Schmitz lança livro sobre fontes

O jornalista e professor Aldo Antonio Schmitz lança no dia 1º de agosto o livro "Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo", durante o primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, o  Confibercom 2011. O congresso acontece na Universidade de São Paulo (USP), de 31 de julho a 4 de agosto.

Segundo o autor, o livro editado pela Combook é uma contribuição aos estudos sobre as fontes de notícias nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, e também tem o objetivo de ser um alerta sobre o “campo minado” da profissão quanto aos interesses das fontes. "O livro verifica e demonstra as ações e estratégias das fontes no relacionamento com os jornalistas", explica Schmitz, que pesquisou 440 fontes, assessores de imprensa e jornalistas de praticamente todo o País.


Durante o Confibercom, Aldo também apresentará o trabalho "Classificação das fontes de notícias", uma matriz inédita onde tipifica as fontes por categoria, grupo, ação, crédito e qualificação. “Essa classificação mostra os tipos de fontes e as suas interferências no jornalismo”, complementa o autor.

Aldo tem mestrado em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial e Educação a Distância. Trabalhou como repórter e em gestão de comunicação pública e empresarial, como gerente de Comunicação da WEG, além de sócio da agência EDM Logos. Desde 2007 atua como professor em cursos de extensão e pós-graduação no Instituto Superior de Comunicação (Iscom), onde coordena o MBA em Comunicação Pública e Empresarial e o MBA em Jornalismo: Gestão Editorial.

Fonte: Coletiva

Nenhum comentário: