terça-feira, 5 de julho de 2011

Egressa de Jornalismo estagia no O Dia como parte de prêmio conquistado na graduação

Em outubro de 2010, a egressa do curso de Jornalismo da Ulbra, na época aluna do curso, Elizângela Maliszewski, foi vencedora do 2º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog, na categoria Projeto de Pauta, sob a orientação do professor Deivison Campos, coordenador do curso de Jornalismo. No total, 110 trabalhos, de vários estados brasileiros, concorreram ao prêmio em 2010, quase o triplo de inscrições em relação a 2009.

Como parte do prêmio os vencedores, além de terem seus projetos executados e veiculados, ganharam 30 dias de estágio, podendo escolher onde estagiar dentre alguns dos veículos de comunicação: o Brasil Econômico e Marca Brasil, em São Paulo, e O Dia, no Rio de Janeiro. Elizângela escolheu o jornal O Dia, onde está trabalhando nas editorias geral e de cidades, acompanhando os repórteres nas pautas diárias e relatando toda a experiência em um blog.

A Agex conversou com Elizângela por e-mail, que contou um pouco sobre sua rotina no mercado carioca.


A experiência está sendo muito intensa. Nunca havia conhecido a realidade de um veículo impresso e nem visto com ele é planejado na prática. Comecei no dia 28 e devo ir até 22 de julho, temporariamente na editoria geral/cidade. Já tive contato com produtor, pauteiro, editor, editor chefe, executivo e online, mas o que tenho feito mesmo é ir para a rua com as equipes de reportagem (repórter e fotógrafo). Na rua eu faço a apuração e escrevo meu texto para comparar com o do repórter no dia seguinte. Além disso, estou contando os bastidores da reportagem com textos, vídeos e depoimentos da equipe no blog. Cada minúscula coisa é novidade, desde a geografia, saber o nome de onde estamos passando, até as fontes, como garimpá-las, como tratá-las, como fechar a matéria e como desenvolver o faro jornalístico. O pessoal foi muito receptivo e dão ótimas dicas. Abri mão de empregos para poder estagiar e por enquanto não estou arrependida. O que mais chama a atenção é a forma integrada com que os profissionais trabalham. Na mesma redação estão além do O Dia, o Marca Brasil, o Meia Hora e o online (site e twiters @jornalodia e @odia24horas).


A maior emoção vivi hoje (01/07/11), ao chegar na primeira comunidade. Fomos a comunidade do Danon, em Nova Iguaçu, apurar pistas do caso do menino Juan. Subi o morro com a polícia e conseguimos uma exclusiva com o pai da vítima”.

Você pode acompanhar o estágio de Elizângela no blog www.elizaonair.blogspot.com

Foto: Fábio Gonçalves.

Nenhum comentário: