quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Professores da Ulbra na Bienal B

Iuri Ramos

Está aberta a exposição Desaparecimentos, do grupo homônimo, até o dia 10 de novembro. Localizada na Agência de Leilões e Espaço Cultural Porto Alegre, Rua Câncio Gomes, 661, em Porto Alegre, traz os trabalhos dos professores da Ulbra André Grassi, Andréa Bracher, Jussara Moreira e do fotógrafo Thiago Carvalho-Fernandes, formado na Universidade, na foto da direita para esquerda.
Os ensaios provam técnicas diferentes e “unificam-se na investigação sobre a memória e seus valores; memórias infantis, memórias históricas, memórias afetivas, memórias espaciais”, como define o próprio grupo.

As fotos de Grassi, por exemplo, buscam uma relação com as lembranças através do ensaio Janelas da Memória e buscam uma combinação com a forma da exposição geral. “São aplicadas com adesivo transparente em janelas internas do local - no caso, as divisórias de vidro entre a parte de circulação e a parte de escritório da Agência de Leilões”, explica. Além disso, há outra afinidade das obras com o local. “Existe a relação temática, que é a mesma conexão com as obras dos outros participantes do grupo: a Agência de Leilões é um local de coisas velhas, antigas, com maior ou menor valor comercial, mas sempre com outros valores, afetivos, que muitas vezes nem conhecemos”, salienta.

Os visitantes ainda podem conferir outros ensaios: Desaparecimentos, de Andréa Bracher, Ritos de Passagem e (Des)locamentos, de Jussara Moreira e Remember/Forget, de Thiago Carvalho-Fernandes. E parte dessas obras também pode ser vista no blog do grupo: desaparecimentos.blogspot.com.

Nenhum comentário: