terça-feira, 6 de outubro de 2009

Alunos e professores da Comunicação participam da Intercom 2009

Texto: Rodrigo Saldanha
Foto: Arquivo Pessoal

O 32º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, foi realizado em Curitiba, Paraná, de 4 a 7 de setembro, tendo como tema central a Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. O encontro teve a presença de professores e alunos de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil.

Durante o congresso, o coordenador do curso de Relações Públicas da Ulbra, Gustavo Becker, integrou o júri da Expocom Nacional, que seleciona os melhores projetos experimentais produzidos por acadêmicos em RP de todo o país. De acordo com Becker, a Intercom é um espaço anual onde é possível mapear as áreas de conhecimento, tanto na pesquisa docente como discente, para saber o que é novidade no jornalismo, em relações públicas e em publicidade e propaganda. “O convívio diário com as pessoas que participam do evento é muito grande. Os autores de vários livros que estudamos e aprendemos estão por lá; além disso, o evento é um ótimo espaço para divulgação de trabalhos e também para aprendizado”, enfatiza Becker. O professor ainda destaca que é possível ver que “na própria Universidade em que estamos existe uma estrutura tão competitiva quanto as que lá estão”.
Também participaram do evento os professores de Jornalismo, Deivison Campos e Jamile Dalpiaz, que apresentaram trabalhos no grupo de pesquisa “Geografias da Comunicação”; Cláudio Schubert, que participou do grupo de pesquisa “Comunicação e Educação”; Maria Clara Aquino, na mesa redonda “Epistemologia, Teorias e Metodologias de Pesquisa em Cibercultura”; e o professor de Audiovisual, Alexandre Saint Pierre, que participou como observador.
O formando em Relações Públicas pela Ulbra, Marcelo Tavares, empolga-se ao falar do evento: “Só me arrependo de não ter participado antes”. Segundo ele, a programação era “tão grande”, que ficava difícil escolher quais apresentações assistir. Aproveitou para salientar, também, a importância da integração que acontece entre alunos e professores em encontros desse tipo.

Nenhum comentário: