quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Palestra na Ulbra destaca a importância do Enade
A palestra que aconteceu ontem, 13 de setembro, na ULBRA, teve como tema a importância do ENADE. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.
A palestrante Marjie Tee Weber, do curso de Pedagogia da ULBRA, fez a abertura do evento. Logo em seguida, foi passado um vídeo ilustrativo que apresentou o Monstro ENADE, mascote da campanha criada pela AGEX para o ENADE 2011 na ULBRA.
Após o vídeo uma palestra foi proferida sobre o que é o ENADE, como funciona, objetivos e prova. Foram citados alguns temas atuais que podem cair na prova desse ano, como, por exemplo: terrorismo, sociodiversidade, biodiversidade, e assim por diante.
O professor do curso de Letras Almir Mentz, apresentou uma palestra mais focada na redação, abordando pontos de estrutura e linguagem que se deve utilizar, e especialmente, questões discursivas da prova. O professor exaltou que não se deve exagerar na linguagem coloquial e que para se ter uma boa redação é necessário utilizar sete elementos: Unidade, Harmonia, Clareza, Coesão, Conscisão, Coerência e Correção Gramatical.
Cármem Lúcia Rodrigues, coordenadora de ensino da ULBRA, reforçou a importância do ENADE para o mercado de trabalho, e lembrou os alunos que a partir de outubro o questionário sócioeconomico ja estará no site do ENADE.
A prova será no dia 06 de novembro, às 13 horas e mais informações podem ser obtidas pelo site.
Acompanhe o Twitter, Facebook e siga o link do vídeo da apresentação do Mosntro do Enade no Youtube.
Texto: Hellen Borges
Marcadores:
Agex,
campanhas,
Enade 2011,
monstro do ENADE,
palestra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário