terça-feira, 27 de setembro de 2011

Jane Tutikian é a patrona da 57ª Feira do Livro


A 57ª Feira do Livro de Porto Alegre terá uma mulher como patrona. A escritora Jane Tutikian, nascida em Porto Alegre, foi anunciada nesta terça-feira pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). O início da feira está marcado para o dia 28 de outubro, na Praça da Alfândega, e seguirá até 15 de novembro


Mulheres, cheguei”, foi o que disse Jane ao receber a notícia da vitória. E completou: “Ser patrona da Feira do Livro não significa ser patrona de uma feira, significa ser patrona da maior feira a céu aberto da América Latina”. Jane concorreu com o jornalista Airton Ortiz, o compositor e publicitário Luiz Coronel e o médico Celso Gutfreind.

A escolha do patrono de 2011 foi realizada em duas etapas. Primeiro, os autores foram indicados pelos associados da CRL, definindo-se a lista dos patronáveis. Para a segunda etapa, as livrarias associadas abriram o voto para que, desta vez, os clientes auxiliassem na escolha. Jane é a quarta mulher a ocupar o posto. Antes dela vieram Patrícia Bins (1998), Lya Luft (1996) e Maria Dinorah (1989).

Pós-doutora em Literatura, Jane é professora de Literatura e Diretora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu primeiro livro é ‘Batalha Naval’, publicado em 1981. Membro da Academia Rio-Grandense de Letras, a escritora tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol.

Entre as obras de Jane estão os livros de contos ‘Pessoas’ (1987), ‘O Sentido das Estações’ (1999), ‘A rua dos secretos amores’ (2002) e ‘Entre Mulheres’ (2005); a novela ‘Geração Traída’ (1990) e os infanto-juvenis ‘A Cor do Azul’ (1984), ‘Olhos azuis coração vermelho’ (2005) e ‘Por que não agora’ (2010).

Fonte: Coletiva

Nenhum comentário: