quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bate-papo na Agex debateu o jornalismo cultural




O bate-papo realizado ontem, 21.09, na sala da AGEX, na ULBRA, teve como convidados os jornalistas Antônio Canabarro Tróis Filho e Luis Gonzaga LopesA delegada do sindicato dos jornalistas, Clarissa Colares, fez a abertura do evento, apresentando os convidados e dando boas vindas aos participantes. 


O jornalista, escritor e editor Antônio Canabarro comentou que "os jornais refletem a sociedade" e que há muito descompasso sobre o que a sociedade pensa e o que ela realmente é, em função das travas que o governo impõe sobre o povo.


Canabarro acredita que o governo diz o que deve ser feito e as pessoas têm a obrigação de obedecer e respeitar qualquer decisão vinda de cima, mas se todos lutassem juntos isso poderia mudar, pois, para ele, a união faz a força. 


A intenção desses grupos e dessas reuniões, como a que aconteceu ontem na ULBRA, é que as pessoas tenham mais acesso a literatura, servindo também para lembrar a importância da área. Os jornalistas também botaram em pauta a questão da falta de espaço para cultura.





Luiz Gonzaga Lopes, por sua vez, apontou o volume, o espaço e a qualidade dos jornais como características em falta hoje em dia. Quando se trata de cultura literária e jornalística, os jornais estão mais voltados para as propagandas e divulgação de produtos, esquecendo o quanto é importante a informação e a cultura, segundo o jornalista. 


Para ele, os jornais têm o poder de soprar no ouvido das pessoas o que está acontecendo, e para isso efetivamente ocorrer deve-se mudar a filosofia editorial dos veículos. O jornal sofre grandes mudanças e, hoje em dia, não é mais utilizado só para comunicar as notícias, mas também orientar as pessoas com suas muitas colunas e entretenimento, tirando o espaço para cultura e educação que, de uns tempos pra cá, tem sido esquecida.








Fotos: Lana Araujo
Texto: Hellen Borges

Nenhum comentário: