quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Primeiro Papo de Redação do semestre aborda cobertura esportiva

O Papo de Redação retoma suas atividades no segundo semestre de 2010 com um bate papo com repórteres esportivos sobre cobertura de Copa do Mundo, na próxima segunda-feira, 23 de agosto, no auditório pequeno do Prédio 14, no campus Canoas da Ulbra.



O time de repórteres esportivos que compõem esse Papo de Redação será formado por Rodrigo Oliveira e Rodrigo Koch, da Rádio Guaíba; José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha e Ribeiro Neto, da Rádio Bandeirantes.

Rodrigo Koch é graduado em Jornalismo (Unisinos) e Educação Física (Ulbra) e pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). Atualmente é coordenador de esportes da Rádio Guaíba, pela qual realizou as coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 e Atenas/2004 e, dos Jogos Pan-Americanos Rio/2007. Recebeu a Medalha João Saldanha pela contribuição ao esporte gaúcho em 2009. Autor dos livros "Universíade 1963 - História e Resultados dos Jogos Mundiais Universitários de Porto Alegre"; "Tie-Break - A saga dourada do vôlei masculino do Brasil"; e a "A Vitória vem dos Céus - A trajetória do brasileiro campeão mundial de judô".

Rodrigo Oliveira tem 21 anos, é estudante de jornalismo da UFRGS e já atua como repórter e apresentador da Rádio Guaíba há três anos. Participou da cobertura da primeira fase da Copa Libertadores da América em 2009; da semifinal da Libertadores em 2010, da final da Libertadores em 2010; da final da Copa do Brasil em 2009: das eliminatórias e da Copa de 2010.

José Alberto Andrade é repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, onde está desde 1985. Possui vasta experiência em mundiais e olimpíadas, e atualmente cobre a seleção brasileira. Andrade também atua como repórter nas transmissões do Carnaval do Rio de Janeiro e nas Eleições desde. Antes de ingressar na Rádio Gaúcha, teve uma rápida passagem pela Rádio Difusora (atual Bandeirantes de Porto Alegre). É colaborador da Revista Placar, colunista substituto no jornal Diário Gaúcho e ex-editor da página Pré-Jornada Online no Clicrbs.

Andrade já foi premiado seis vezes com o Prêmio ARI de jornalismo, sempre na categoria Rádio (reportagem esportiva e produção). Também foi vencedor do Prêmio EMBRATEL de Jornalismo - categoria reportagem esportiva - em 2002.

Ribeiro Neto é repórter, apresentador e diretor de esportes da Rádio Bandeirantes no Rio Grande do Sul. Na televisão. é participante do "Jogo Aberto RS" e apresentador na ausência do titular Leonardo Meneghetti. Na Rádio Band AM 640, é repórter e esporádico comentarista em jornadas esportivas, participado "Futebol Na Geral", apresentador do "Jogo Aberto" aos sábados e do "Bandeirantes Acontece" em sábados sem futebol. Na Ipanema FM, apresenta o "Troca da Guarda", dedicado ao rock britânico, sendo fã declarado da banda inglesa U2. 

Ribeiro Neto começou no jornalismo em 1986, fazendo assessoria de imprensa para entidades culturais. Em 1989 passou a fazer futebol na Rádio Guaíba, lá permanecendo por quatro anos. Na TV Guaíba compôs o time de Rogério Amaral no "Camisa 2", por um ano, permanecendo nele quando da mudança para a TV Bandeirantes, em 1995, com a atração de novo nome "Camisa 10". Algum tempo depois, Ribeiro entrou na Rádio Bandeirantes.

Nenhum comentário: