quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Curso de História e Prática de Cinema Documentário na Ulbra

O professor Pedro Benevides ministrará o curso de extensão História e Prática de Cinema Documentário, nos dias 16, 17, 23, 24 e 30 de setembro e 1º, 7, 8 e 14 de outubro, das 19h às 22h, no campus Canoas da Ulbra. A carga horária é de 36h, o curso terá o custo de R$160,00 e valerá como atividades complementares aos participantes.

Os interessados em participar do curso devem procurar o Espaço Extensão e Cultura, no Saguão do Prédio 6, das 8h às 22h, para realizar a inscrição. As vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas através do email extensaoecultura@ulbra.br ou pelo fone/fax: 34779103.

 


O curso tem como objetivos introduzir o aluno de graduação no debate sobre representação cinematográfica da realidade; decompor os recursos básicos de linguagem de documentário; apresentar o desenvolvimento desses recursos nos momentos básicos da história do documentário no Brasil e no mundo; discutir as conexões entre cinema documentário e telejornalismo; exercitar as etapas de roteiro, gravação e edição e enriquecer a produção jornalística a partir da experiência do cinema.

O prof. Dr. Pedro Benevides é formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, possui mestrado pelo curso de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Ao longo do curso de graduação, atuou na realização audiovisual, como operador de câmera em Hi-8 e Betacam, como assistente de direção em documentário de curta-metragem em 16mm, como assistente de câmera em videoclipes em 16mm e como assistente de som em ficção de curta-metragem em 35mm.


A Agex entrevistou o professor para saber um pouco mais sobre sua trajetória no campo do cinema e sobre como será o curso que será ministrado na Ulbra. Confira a entrevista na íntegra:
Agex: Conte um pouco da sua trajetória na área de cinema. Quais foram suas experiências mais marcantes nesse campo?
Prof. Benevides: Tive oportunidade de participar de alguns filmes de ficção e documentário, nas equipes de câmera e de som, o que me permitiu conhecer a realização cinematográfica mais detalhadamente.
 
Agex: Como surgiu o gosto pelos documentários?

Prof. Benevides: O filme documentário nos coloca o desafio da relação mais direta com a realidade e, justamente por isso, o domínio das técnicas fica mais exigente, no sentido de que não podemos nos iludir de estarmos apresentando diretamente a realidade. Uma relação consistente com a realidade exige domínio da estética e da história. A realidade ganha novos sentidos a cada etapa da realização - roteiro, filmagem, montagem - e é importante que nos apropriemos desses mecanismos, para entender o cinema e a sociedade que ele investiga. Caso contrário, é o filme que domina a nossa percepção.


Agex: Como o sr. pretende relacionar a história com a prática do cinema documentário no curso a ser ministrado na Ulbra?

Prof. Benevides: Vamos estudar como as técnicas e os significados dos filmes documentários se transformaram ao longo da história. Os objetivos e os resultados do filme documentário foram se superando nos últimos 80 anos e o que vemos na produção atual é o resultado dessa trajetória.

Munidos desse conhecimento, os estudantes vão exercitar a realização de um documentário, podendo se alimentar de décadas de experiência acumulada, o que vai enriquecer a percepção de quem faz e de quem assiste aos filmes.
 
Agex: Como o sr. visualiza o trânsito do cinema documentário por diferentes, porém próximas, áreas como a comunicação, a história e as artes?

Prof. Benevides: A técnica cinematográfica, além de ser instrumento de registro de imagens, é também uma dimensão produtora de significados, e essa dimensão se molda historicamente. Normalmente, vamos ao cinema e temos um entendimento muito limitado do que vemos na tela. Nosso consumo costuma ser imediatista. Contemplamos imagens históricas sem perceber como a sua própria realização interfere em nossa percepção. Assistimos às imagens atuais sem nos darmos conta do pesado aparato que as constróem, e que vai muito além da tecnologia e dos truques de filmagem. O curso pretende apresentar como essa construção do significado se processa.
 
Agex: O que os alunos do curso podem esperar do curso em termos de prática do cinema documentário?

Prof. Benevides: Teremos uma introdução à redação de roteiro, à gravação de imagens e à edição, em 5 dias. Além desse trabalho prático, vamos nos situar na história do cinema, estudada em 4 dias. Será uma iniciação à técnica, à história e à magia do cinema.

Um comentário:

josi saldanha disse...

Quero fazer! Para quem tem aula no horário do curso, teria a possibilidade de abonar as faltas?