terça-feira, 24 de agosto de 2010

Papo de Redação mostra detalhes da cobertura da Copa do Mundo de 2010

Texto: Wender Zanon
Fotos: Nathalia Barbosa

Ontem à noite, segunda-feira, 23, o auditório pequeno do prédio 14 da Ulbra Canoas foi sede de mais um Papo de Redação, evento realizado pelo curso de Comunicação Social da Ulbra. A pauta do encontro dessa vez ficou por conta do bate-papo com repórteres esportivos que realizaram a cobertura da Copa do Mundo 2010. Entre os escalados para o time de repórteres estavam; Rodrigo Oliveira e Rodrigo Koch, da Rádio Guaíba; José Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha; e Ribeiro Neto, da Rádio Bandeirantes.
Ansiosos, muitos alunos esperavam pelo início da palestra: “É importante conhecer mais da história daqueles que fazem o jornalismo que a gente estuda pra um dia fazer também”, destacou a estudante do último semestre de jornalismo, Aloha Boeck. O evento iniciou por volta das 19h30min, com Rodrigo Koch explicando aos estudantes um pouco sobre o planejamento e logística para grandes eventos esportivos. Rodrigo Oliveira, também da Rádio Guaíba, destacou a importância do domínio do inglês aos aspirantes a jornalistas. Oliveira tem apenas 21 anos, é estudante de jornalismo da UFRGS e já atua como repórter e apresentador da Rádio Guaíba há três anos. Participou da cobertura da primeira fase da Copa Libertadores da América em 2009; da semifinal da Libertadores em 2010, da final da Libertadores em 2010; da final da Copa do Brasil em 2009: das eliminatórias e da Copa de 2010, fatos que surpreenderam e serviram de estímulo para muitos estudantes que estavam no local.

Outro importante tópico abordado pelo repórter da rádio Guaíba foi a interessante troca de informações que realizavam na cobertura do mundial. “Fiz muitas amizades, além é claro de ter uma troca de informação com a imprensa nacional, o que acabou sendo um diferencial para a nossa cobertura. Eu chegava ao final do dia e mandava por e-mail sonoras da seleção brasileira para a imprensa de Portugal e Espanha. Em troca, eles mandavam sonoras de suas respectivas seleções”.


Após, os repórteres do grupo Record, Ribeiro Neto, da Rádio Bandeirantes, repórter, apresentador e diretor de esportes da Rádio Bandeirantes no Rio Grande do Sul, e José Alberto Andrade, repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, onde está desde 1985, relataram um pouco de toda sua experiência no ramo jornalístico e abordaram temas intrigantes e únicos que ocorreram na Copa do Mundo deste ano. Uns dos principais questionamentos dos estudantes era sobre a relação conturbada da seleção comandada pelo técnico Dunga com a imprensa. Além da Copa do Mundo, os jornalistas falaram sobre temas peculiares da tradição gaúcha, como a grande rivalidade da dupla grenal, e sobre a necessidade de ser parcial neste meio.

Nenhum comentário: