segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Aluno da Ulbra vence Primeira Pauta ZH

Texto: Blog do Editor

Com 25 anos, Alvaro Andrade já vendeu pasteis feitos pela tia e apresentou um programa de rádio em Encantado, onde nasceu. Hoje, o estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é o vencedor da segunda edição do concurso Primeira Pauta. Em três etapas, Alvaro superou dezenas de candidatos e acompanhará uma equipe de Zero Hora em uma grande reportagem no segundo semestre deste ano. "É uma experiência incrível, estou muito feliz com a vitória", garante. Acostumado aos textos curtos do rádio e da televisão, o universitário aguarda ansioso o dia em que saberá do que se trata seu prêmio, ou melhor, sua primeira grande reportagem.


Foto: ZH/Fernando Gomes

Para conversar com o vencedor da segunda edição do concurso Primeira Pauta, Alvaro Andrade, Zero Hora escalou a vencedora da primeira versão da competição, a também estudante Mariana Müller, que hoje é produtora do caderno Nosso Mundo Sustentável no jornal. Confira o bate-papo dos dois:

Foto: ZH/Fernando Gomes

Mariana Müller - Como tu enxergas o jornalismo?
Alvaro Andrade- O jornalismo deve carregar sempre um antigo pressuposto que é manter as pessoas informadas, prestar um serviço social e fazer refletir. No momento em que o Brasil vive hoje, com tanta transformação e amadurecimento, isso é ainda mais importante. E aí o jornalista tem de estar muito atento ao que acontece ao seu redor.

Mariana - De que forma te imaginas como jornalista?
Alvaro - Só desejo ser um jornalista realizado, poder trabalhar com liberdade, independente de onde eu esteja. Voltando para a rádio em Encantado ou não, quero sentir que estou contribuindo para a sociedade com o meu trabalho. Ser um profissional reconhecido e premiado, por exemplo, é só uma consequência de todo o trabalho.

Mariana - O que estás sentindo agora, como vencedor do concurso Primeira Pauta?
Alvaro - Na verdade, um grande frio na barriga. Quero me preparar, trabalhar e desenvolver a pauta junto, como é a proposta do concurso. Mas dá um frio tremendo porque trabalho com a expectativa de fazer um lindo papel e deixar uma porta aberta. Quando eu vim para Porto Alegre foi para me aproximar dos grandes veículos. Sempre quis estar na Zero Hora ou na Rádio Gaúcha, então, agora, quero mostrar meu potencial e absorver ao máximo essa experiência. O fato de ser uma grande reportagem no impresso também vai ser um grande desafio pra mim, por isso o desejo de aprender.

Mariana - E o que imaginas da reportagem que acompanharás?
Alvaro - Se no primeiro ano colocaram uma menina de barco no meio da Lagoa Mirim, o que vai ter pra mim? (risos) Vou fazer uma travessia num Cânion? A minha expectativa é de que seja uma grande aventura mesmo, uma viagem daquelas de contar para os netos.

Mariana - Como foi a repercussão das tuas conquistas na faculdade?
Alvaro - Como funcionário da Ulbra TV e aluno do curso de Comunicação, eu passei por toda a crise que a Ulbra enfrentou. Foi difícil, mas eu gosto e acredito na universidade. Agora, é um orgulho por poder levar comigo o nome na universidade. Meus colegas e professores já ficaram muito felizes por eu estar na final, imagina agora.

Mariana - Tu gostas mais de alguma editoria do jornal? Qual?
Alvaro - A minha preferência não é por área ou editoria, é por suporte. A experiência na televisão é ótima, mas prefiro rádio e jornal. Eu gosto de falar e de escrever.

Mariana - Tu sabes dizer onde começa teu desejo de ser jornalista?
Alvaro - O jornalismo está tão misturado com o Alvaro, que jornalismo e Alvaro são parte do mesmo caráter. Tudo foi importante, desde a comunicação enquanto vendedor de pastel, a convivência com os jornalistas que iam à pousada dos meus pais, até o estímulo da minha mãe à leitura. Isso tudo é parte do Alvaro jornalista que fará sua primeira pauta.

Aqui você confere a matéria completa e um vídeo com um depoimento de Alvaro sobre a conquista do concurso.

Nenhum comentário: