terça-feira, 10 de abril de 2012

IPEA-Socicom lançam coleção sobre panorama da comunicação no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançaram no dia 23 de março Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações


A obra traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações, tema estratégico para o País, que, apesar de ser muito debatido, não é objeto de muitas pesquisas por parte dos órgãos de estado. 


O primeiro volume, Indicadores, é dividido em três partes. A primeira traz o estudo dos indicadores da sociedade, o segundo, os indicadores da comunicação pública e a terceira, os indicadores das telecomunicações. 


São abordados temas como o Programa Nacional de Banda Larga, regulação e infraestrutura da comunicação, segurança da informação, cobertura do jornalismo econômicocomunicação pública, entre outros assuntos. 



O segundo volume da obra retrata flagrantes da comunidade acadêmica internacional, nacional e da Socicom, isto é, avalia a participação do Brasil em congressos de comunicação de 2011 (como os da ICA e IAMCRConfibercom, LusocomIntercom). Também contempla artigos sobre a cibercultura, a realidade brasileira do cinema e audiovisual, a Conferência Brasileira de Folkcomunicação, ensino e pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Publicidade e o papel da Socicom para o fortalecimento da sociedade acadêmica da Comunicação. 


O terceiro volume, Memórias, é dedicado aos recortes intelectual, institucional, autoral, disciplinar e contextual da história da comunicação no Brasil e periodiza o campo comunicacional brasileiro a partir de uma indagação: quais são os processos de constituição do campo científico da comunicação no Brasil? O trabalho subdividiu-se em História Nacional e História Regional.


No quarto volume, mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa e apresentam o resultado sobre seis áreas temáticas não apenas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação, mas também revelando tendências e posicionando-se como embasamento para a formulação de políticas públicas. 


Os exemplares já estão a venda no site do IPEA ou podem ser baixados por meio dos seguintes sites: 


Volume 1, volume 2volume 3 e volume 4


Fonte: Intercom

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