terça-feira, 29 de novembro de 2011
Revista Logos lança sua 34° edição
A Revista Logos é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ, que publica textos de mestres e doutores e busca oferecer uma oportunidade especial de reflexão sobre a complexidade da comunicação contemporânea e fenômenos de mídia, com base nas perspectivas disciplinares, e de investigação teórica e empírica.
A cada edição, a Logos traz temas ligados à pesquisa em áreas de interesse da comunicação e conta com a colaboração de pesquisadores nacionais e estrangeiros e com editores convidados de outras universidades para edição de números especiais. Seu público é formado por pesquisadores e doutorandos das áreas de Comunicação e Ciências Sociais Aplicadas.
A edição de número 34 traz como tema a ‘Cibercultura no Brasil’. Nos últimos anos, o assunto ganhou uma dimensão cada vez mais genérica, que por vezes parece perder qualquer especificidade enquanto campo de estudos.
A proposta para a exploração do tema “O estatuto da cibercultura no Brasil” estimulava dois tipos de artigos que pudessem ajudar a compreender melhor o quadro de pesquisas sobre o tema. Um tipo que expressasse a diversidade de estudos que se inscrevem na interseção dos campos da cibercultura e da comunicação, e o outro dentro de uma perspectiva para pensar o que seria e como se desenha o campo da cibercultura no Brasil, na sua diversidade e especificidade, quando sobreposto ao também vasto e diverso campo da comunicação.
Este conjunto de textos ajudaria a afirmar a intensa diversidade de temas, objetos, metodologias e arcabouços teóricos que compõem o cenário de pesquisas e estudos em cibercultura no país.
Assim, os estudos que representam o primeiro grupo de artigos dessa edição passam por temas tão variados quanto o uso de tecnologias e de redes sociais nos processos de produção, representação e consumo de música, narrativas cross e transmídiáticas aplicadas às séries televisivas e ao jornalismo, games e ARGs (Alternate Reality Games), mídia e educação, web 2.0 e economia e política de comunicação digital.
Dentro da segunda modalidade de artigos, que pensam o conjunto de pesquisas sobre cibercultura, a partir de enquadramentos epistemológicos e estatísticos, estão os artigos Cultura e Cibercultura para uma reflexão crítica de Francisco Rudiger, e pesquisa em cibercultura: Análise da produção brasileira da Intercom, de Adriana Amaral e Sandra Montardo.
A edição 34 da Revista Logos pode ser acessada aqui.
Texto: Hellen Borges
Marcadores:
cibercultura,
Intercom,
Revista logos
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