"Espero que este post seja útil para os alunos de comunicação, principalmente os que estão iniciando sua trajetória.
No final de semana de 04 e 05 de novembro, participei da cobertura de dois eventos ocorridos na ULBRA: "A Copa do Mundo é Nossa - oportunidades e desafios para a Copa do Mundo de 2014" (sexta-feira, 4/11) e "Jogo pela Solidariedade" (sábado, 5/11). Na primeira ocasião, estiveram presentes o deputado federal Acelino Popó, o presidente da câmera dos deputados, Marco Maia, o ex-árbitro Carlos Simon e o repórter Zé Alberto Andrade, da Rádio Gaúcha, como mediador do seminário. No sábado, os deputados federais Romário e Danrlei se juntaram aos demais para participar do jogo beneficente.
A Copa do Mundo é Nossa começou às 19h30min, no auditório do prédio 11 da ULBRA Canoas. O objetivo era mostrar as ações já realizadas para receber a Copa de 2014 e o que ainda precisa ser concretizado. Receberam atenção especial assuntos relacionados às áreas da saúde, obras e turismo, bem como mudanças na Legislação. Neste dia, realizei a cobertura do encontro através do Twitter da Agex, mantendo as pessoas atualizadas quanto aos acontecimentos da palestra.
O “Jogo pela Solidariedade” foi realizado sábado, no estádio da ULBRA Canoas. A partida beneficente arrecadou fundos para a APAE e instituto Pestalozzi. Algumas partidas preliminares, envolvendo alunos de escolas do município, antecederam o jogo principal. Às 16:30h, a bola rolou para o amistoso entre deputados federais e estaduais. O placar foi 3x2 a favor dos deputados gaúchos. Apesar da derrota, Romário marcou os dois gols de sua equipe.
A tarde também teve duas coletivas de imprensa: A primeira contou com a presença de Marco Maia, Carlos Simon, do prefeito Jairo Jorge e do Reitor Marcos Ziemer. Além dos temas já abordados no dia anterior, conversaram sobre a inclusão social e a excelência do complexo esportivo da ULBRA, candidata à subsede da Copa. A segunda coletiva teve a presença de Romário, Danrlei e Popó. Eles falaram da importância das ações do Comitê Especial da Copa, responsável por fiscalizar as obras para a competição de 2014. Desta vez, redigi um texto relatando os principais enfoques das entrevistas coletivas e dos demais acontecimentos do evento. Realizei ambas as coberturas com o jornalista Douglas Daroit, que trabalha na ULBRA.
Alguns aspectos ilustram a validade de acompanhar e relatar estas iniciativas. Pude acompanhar de perto atividades que discutiam temas de pleno interesse popular. Pela primeira vez, tive a oportunidade de acompanhar uma coletiva de imprensa. Entrei em contato direto com práticas jornalísticas. Adquiri experiência ao me aproximar da realidade do profissional, inclusive trabalhando em equipe. Por isso, acredito ser essencial treinar as aptidões necessárias para ser um bom profissional, seja participando de eventos, escrevendo em sites ou realizando reportagens independentes."
Nenhum comentário:
Postar um comentário