quarta-feira, 5 de maio de 2010

Jornalismo em Pauta inova com cobertura via Twitter, no segundo Papo de Redação


Texto: Fernanda Almeida
Fotos: Arthur Tietze

Mais de 100 pessoas lotaram, na noite de ontem, a sala 203 do prédio 14 da ULBRA. Alunos e professores dos cursos de Comunicação participaram do segundo Papo de Redação, que contou com a presença de Nílson Souza, Editor de opinião do Grupo RBS.

Dentro do Papo de Redação, ocorreu o projeto Jornalismo em Pauta, da Zero Hora, onde profissionais do Grupo compareceram em 18 faculdades do Estado, para conversar com os estudantes. A cobertura do evento ficou por conta dos alunos de Jornalismo, que transmitiram tudo em tempo real, via Twitter.

O jornalista Nílson Souza deu início à palestra em tom de bate papo, cumprimentando seus futuros colegas de profissão e comentando sobre a instantaneidade do jornalismo através das novas mídias. Segundo ele, o uso de ferramentas como o Twitter dá muito poder ao público, tornando desafiador, para os profissionais do jornalismo, o trabalho nesse novo mundo.

Em seguida, foi apresentado um vídeo do Grupo RBS sobre Comunicação. Nílson, que está desde 1986 na RBS, expôs alguns tópicos sobre a visão da empresa em relação a questões éticas e responsabilidade social, explicando que sempre são consideradas as opiniões do Grupo, dos colaboradores e também do público, no chamado Jornalismo Colaborativo.

"Para se tornar um comunicador de opinião, é importante manter a responsabilidade, buscar a verdade o pluralismo de opiniões e saber diferenciar opinião de informação” diz Nílson.

Logo após, o palestrante abriu espaço para a participação dos alunos, que fizeram perguntas principalmente sobre o posicionamento da empresa em relação a alguns assuntos polêmicos e sobre os novos rumos da profissão.  

Questionado pelo Coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Deivison Campos, sobre a posição da RBS quanto à necessidade do diploma de Jornalismo, Nílson Souza afirmou que o Grupo, apesar de ser contra a reserva de mercado, se compromete a sempre contratar jornalistas com formação, para contar com profissionais éticos e qualificados.

Sobre a ética no Jornalismo, Nílson diz que nunca se deve ceder a ideologias, mas sim buscar a melhor verdade para o público, pois a isenção do profissional aumenta a sua credibilidade. Ele também destaca que o profissionalismo é indispensável para se defender o ponto de vista da empresa, mesmo que ele seja contrário ao seu.

Outra questão levantada pelos alunos foi sobre a influência externa no Jornalismo. O palestrante deixou claro que é preciso separar a publicidade da linha editorial do jornal, e afirmou que a pressão maior hoje não vem dos anunciantes, mas do judiciário.


Nílson ainda comentou sobre a adaptação de alguns telejornais ao grande público, como o Jornal Nacional, que vem se tornando um jornal mais popular devido à concorrência. Ele critica essa atitude, pois acredita que a qualidade do JN está caindo muito com esse novo formato. "Precisamos qualificar a notícia, fazer um jornalismo objetivo, criativo, de qualidade, sem ultrapassar os limites da ética. Não gosto de notícia de polícia, sangue” relata Nílson Souza.

Por fim, o jornalista deu algumas dicas aos futuros colegas e encerrou a palestra dizendo:
“Não se percam na fascinante floresta das novas mídias, utilizem as novas ferramentas com responsabilidade. Jornalismo é a melhor profissão do mundo. Podem seguir adiante!"


Mais fotos do evento no Flickr da Agex

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