terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sociedade e meio ambiente em debate


“Ainda que o mundo terminasse amanhã, eu plantaria uma árvore hoje.” Com a frase de Martinho Lutero, a 1ª Semana Acadêmica da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Ulbra trouxe para discussão, na segunda noite de palestras, questões sociais e ambientais. O jornalista e professor da Universidade, Ricardo Azeredo, mediou o debate que teve como convidados Jackson Muller, professor da Unisinos e da Feevale, graduado em Biologia e pós-graduado em Bioquímica, e os professores da Ulbra, Rossano André Dal Farra, médico veterinário, Mestre em Zootecnia e Doutor em Educação, e Marcos Machado, graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Geociências.


Muller abordou a questão da necessidade de se incentivar a separação do lixo; sua apresentacao relatou a importância dos espacos de preservação ambiental. O biólogo ressaltou também o valor de o ser humano ser ecologicamente correto e usa sua capacidade para desenvolver mecanismos de preservação. “É preciso avançar muito na preservação do meio ambiente; só assim conseguiremos evitar tragédias como a ocorrida no Rio dos Sinos em 2006“, completou.


Machado, por sua vez, acredita que a questão ambiental é uma convergência de múltiplos olhares. A sua fala focou a trandisciplinariedade existente nesse assunto, pois “uma determinada atitude afeta toda a sociedade“. Para ele, é necessário que tais temas sejam debatidos mais frequentemente e façam, de fato, parte da vida da população. Machado enfatizou a importância de não se ver a natureza apenas como “algo bonito, algo estético e arstístico“, mas salientou a importância de a sociedade pensar sobre os danos que causa.


O terceiro palestrante participou advertindo que as pessoas em geral não se incluem no processo ambiental. “É fácil dar solução ao problema dos outros“, Dal Farra abordou o problema do desmatamento, da necessidade da preservação de espécies e os cuidados com a saúide da população, o que também está diretamente ligado às questões ambientais.


Alunos, professores e demais convidados puderam participar com perguntas dirigidas aos convidados, gerando um debate. A novidade, porém, ficou por conta da distribuição de mudas de árvores a todos os participantes.


Texto: Laís Micol
Foto: Arthur Tietze

Nenhum comentário: