terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ana Simão fala sobre integração no Mercosul

Texto: Iuri Ramos e Laís Micol Gevehr
Foto: Arthur Tietze


Palestrou na manhã do dia 21 de agosto na Sala de Conferências do Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a coordenadora dos cursos de Ciência Política e de Gestão Pública da ULBRA, Ana Simão. O evento foi direcionado a jornalistas formadores de opinião do Brasil e países do Prata (Uruguai, Argentina e Paraguai) com a temática “Mercosul como ator global”.

No encontro, enfatizou-se a importância da integração dos países componentes da América do Sul. Alguns países resistem à união de blocos porque, segundo Ana, “a integração é um exercício de ganho e de perda”. Ela destaca que, mesmo frente às diferenças econômicas entre esses países, existe a possibilidade de aproximação, já que partilham de movimentos históricos.

A respeito de blocos econômicos, a professora analisou o sistema adotado na União Europeia, fazendo ressalva de que o mesmo deve servir apenas como inspiração para o modelo sul-americano. Devido a uma série de fatores (econômicos, sociais, geográficos), na prática o modelo europeu não serve para o Mercosul.

Para finalizar, Ana falou a respeito da política como agente passivo de relações. Enfatizou que a integração se dá a partir do projeto político, que é base para o crescimento de um bloco desse tipo.

Nenhum comentário: