quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Curso de Comunicação recebe livro de Pollyana Ferrari sobre mídias sociais

O curso de Comunicação Social da Ulbra acaba de receber cinco exemplares do livro A força da mídia social, de autoria de Pollyana Ferrari. Os exemplares foram enviados pela própria autora e já foram encaminhados para disponibilização no acervo da Biblioteca Martinho Lutero, no campus Canoas.



Pollyana Ferrari é jornalista, escritora, doutora em Comunicação Social pela USP, professora da PUC-SP e consultora web em arquitetura da informação e mídia social. É autora dos livros Jornalismo Digital e Hipertexto, Hipermídia.

Em A força da mídia social, Pollyana Ferrari relata seu longo trabalho com Internet, na qual atua desde 1995, com passagens pela Época Online, IG, Globo.com, TV Cultura e PUC-SP. Voltado para profissionais de comunicação, o livro é resultado de sua tese de doutorado na USP.

Desde o primeiro capítulo, a autora envolve o leitor numa viagem pela constelação de relacionamentos, sentimentos, informações e desejos que circulam em fluxos nas mídias sociais. As divagações (wandering) podem ser percebidas nas comunidades, nos scraps do Orkut, nos blogs, ou em tweets de 140 caracteres. Em uma conversa informal com o leitor, a autora recorre à filosofia, à cognição, à tecnologia da informação e à sociologia para tentar mapear essa narrativa orgânica e remixada.

A sociedade mudou e a comunicação é um agente fundamental para construção de memória e sentido nesse novo contexto social. “Como comunicadores, devemos nos concentrar em propor melhorias para promover o uso da não-linearidade, cuja cognição ocorrerá conforme a bagagem cultural e sígnica de cada leitor”, ensina Pollyana.

Os livros foram recebidos ontem e já foram encaminhados para a biblioteca. Assim que estiverem disponíveis para empréstimo, os alunos e professores serão avisados por e-mail.

Nenhum comentário: