Com o objetivo de fortalecer a autoestima das comunidades e o desenvolvimento da consciência de suas histórias, mantendo suas identidades e valores culturais, o Museu do Trem de São Leopoldo promoveu na tarde desta terça-feira uma palestra que contou com a participação da Coordenadora do Projeto Monumenta, Briane Panitz Bicca e da Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas e do Programa de Mestrado e Doutorado da ULHT, Nóris Leal.
No bate-papo foram mostrados vários projetos de museus espalhados pelo estado e como é a atuação no mercado dos profissionais que seguem na área de Bacharel em Museologia, curso oferecido pela Universidade Federal de Pelotas. Outro ponto destacado no momento foi as inúmeras casas restauradas tanto no centro histórico de Porto Alegre quanto em Pelotas.
Para Nóris, o trabalho feito nos museus deve estar ligado à comunidade que circula no mesmo. “É a história da população que está sendo passada e nada mais justo que a comunidade esteja engajada nestes projetos”, explicou a professora.
A 3ª Semana dos Museus integra a programação da 9ª Semana Nacional dos Museus através da temática Museus e Memória, que celebra o patrimônio cultural e a função histórica e social dos memoriais e dos museus brasileiros. Até o dia 28 de maio, acontecem visitas guiadas nos museus e memoriais da cidade.
Nesta quarta-feira, 25, o Museu do Trem de São Leopoldo oferece, às 14h, um bate-papo com a participação do PE. Édson Thomassim coordenador do Projeto de Memória Acervo PE. Orestes João Estraglioto; Hélio Bueno da Silveira ferroviário e representante do Museu Comunitário Grêmio Ferrinho; Renata Andreoni, historiadora do Memorial Carris e Cláudia Feijó da Silva, historiadora do Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro.
Outras informações sobre a programação podem ser conferidas pelo telefone 3591-8853.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário