Fernando Pires, natural de Paraty/RJ, é fotógrafo profissional há 26 anos. Realizou doze exposições individuais - uma em São Paulo, onde residiu por dois anos para aprimorar-se, uma em Mato Grosso do Sul, e dez no Rio Grande do Sul.
Há doze anos ministra periodicamente workshops de iluminação e produção fotográfica. Já proferiu palestras em seminários em diversas universidades (PUC, UCS, UPF, SENAC, ESPM...) e em eventos ligados à fotografia no Rio Grande do Sul.
Confira alguns trechos da entrevista com o fotografo:
1. Sobre o que tratará sua oficina na Intercom, e qual será data?
Os primeiros retratos, os primeiros estúdios, e algumas técnicas de iluminação - os estilos clássicos e contemporâneos - aplicados na fotografia editorial e publicitária. Dia 03 de setembro.
2. Quais são os objetivos da oficina?
Pontuar a trajetória da fotografia desde os primeiros retratos. Aperfeiçoar o olhar dos fotógrafos para aprimorar a técnica e a arte de fotografar pessoas demonstrando - e ilustrando - as técnicas de iluminação clássicas e contemporâneas, antes e depois do advento da fotografia digital. Em síntese, ensinar a construir e a desconstruir com a luz, em busca de novas estéticas / estilos.
3. Qual público pretende atingir, em perfil e em número?
Os estudantes e os amantes da Fotografia.
4. Quais são suas expectativas para o Intercom deste ano?
É minha primeira vez! Meu propósito é ensinar e aprender... (sempre aprendemos). Quero, na abertura da minha oficina, mostrar o quanto é forte o trabalho dos alunos de Fotografia da ULBRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário