Fotografia Pinhole com caixas de fósforos é o tema da oficina ministrada pelo professor Antônio Sobral na Intercom deste ano, que ocorre em Caxias do Sul, de 2 a 6 de setembro.
Sobral é coordenador do curso de Fotografia da Ulbra e, em entrevista concendida ao Blog Agex Online, conta do que se trata o tema de sua oficina, bem como será a dinâmica da mesma.
Confira a seguir:
Blog Agex Online: Do que se trata a fotografia pinhole com caixas de fósforos?
Antônio Sobral: Trata-se de uma técnica fotográfica que utiliza câmeras artesanais feitas com caixas de fósforos. O processo está baseado no fenômeno da câmara obscura e recupera a invenção da fotografia. Como as câmeras não tem lentes, a luz passa por um minúsculo orifício feito com agulha e forma uma imagem com grande nitidez. O nome pinhole, do inglês, vem deste detalhe pin = agulha e hole = buraco. Pode ser chamada também de câmera obscura na forma latina.
Blog Agex Online: Qual a importância para os alunos de graduação, que estão começando a estudar fotografia, de aprender sobre técnicas de fotografia anteriores aos processos atuais, muitos deles baseados na fotografia digital?
Antônio Sobral: ´E um retorno as origens da fotografia. Com esta técnica é muito fácil entender a formação da imagem em qualquer artefato ótico. O barato está em estabelecer um confronto entre a alta tecnologia da fotografia digital com a possibilidade de se construir câmeras fotográficas com recursos simples, que chegam no mesmo resultado: imagem fotográfica.
Blog Agex Online: Como você procura trabalhar essas técnicas, como a fotografia pinhole, por exemplo, com seus alunos?
Antônio Sobral: Ela entra como parte da história da fotografia, pois a câmera obscura é o principal antecedente da descoberta da fotografia. E para o entendimento da formação da imagem na câmera fotográfica.
Blog Agex Online: Como será a dinâmica da oficina na Intercom e quais as suas expectativas para o evento:
Antônio Sobral: A oficina terá três momentos: uma conversa sobre o processo, a construção das câmeras e obtenção das fotos. Acho que a moçada vai curtir esta experiência estética e tecnológica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário