sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ulbra promove curso de abordagem a pessoas com deficiência

Texto: Iuri Ramos
Fotos: Douglas Bittencourt

Iniciaram ontem (30/09), promovidas pelo Instituto de Pesquisa em Acessibilidade da Ulbra (IPESA), as aulas da primeira turma do curso Abordagem com Cidadania às Pessoas com Deficiência. Com coordenação do professor Humberto Lippo, a capacitação visa adequar a forma que os colaboradores da universidade lidam com pessoas com deficiência. “O curso tem o objetivo de informar como receber um deficiente, nem como coitado, nem como super homem”, afirma Humberto.


Com duração 24 horas/curso divididos em oito encontros, o curso será permanente, ou seja, quando esta turma concluir os estudos um novo grupo será formado. “Cada encontro é temático, abordando diferentes tipos de deficiência. Para isso teremos sempre um convidado com deficiência para auxiliar”, informou o professor Humberto.

No primeiro dia, a turma de 20 alunos teve a oportunidade de sentir e encarar as dificuldades encontradas pelos deficientes no campus, utilizando cadeiras de rodas e bengalas para cegos enquanto vendados, tentaram passear entre os prédios da universidade.


Ao final do encontro Humberto Lippo explicou também a funcionalidade do piso tátil e a guia que se encontram junto ao totem em frente ao prédio 5 (biblioteca), fazem parte de um projeto piloto de acessibilidade da Ulbra.

Inicialmente o curso está disponível apenas para funcionários, mas há possibilidade que venha ser oferecido aos alunos. As inscrições para novas turmas podem ser feitas com colaboradora do SESMT Lurdes Carvalho pelo e-mail lurdesc@ulbra.br.

Nenhum comentário: