quarta-feira, 30 de junho de 2010

Intercom 2010 traz oficinas sobre Jogos Sociais

Jogos sociais é o tema da oficina ministrada por Thiago Falcão e Tarcízio Silva na Intercom deste ano, que ocorre em Caxias do Sul, de 2 a 6 de setembro. Confira uma entrevista dos oficineiros sobre essa nova onda dos games dinâmicos feitos para as redes sociais.

Thiago Falcão é aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, onde integra o Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e o Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC). Atualmente, desenvolve pesquisa a respeito de padrões de interação através de mundos virtuais, além de ser o editor do website Realidade Sintética, voltado para a pesquisa em ciências humanas voltada para os videogames, que reune diversos pesquisadores lusófonos, no intuito de promover a área dos game studies no Brasil.

Tarcízio Silva é aluno do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, onde integra o Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). Desenvolve pesquisa sobre a relação entre desenvolvimento e uso de artefatos comunicacionais digitais, tendo como objeto os aplicativos sociais. Além disso, também atua como consultor na PaperCliQ, agência de comunicação digital e publica conteúdo sobre o mercado digital em blogs e sites de compartilhamento.

1. O que são Jogos Sociais?

Essa é uma pergunta que possui duas respostas: uma simples e uma mais complexa. A mais simples, como sempre, leva pra uma definição um tanto quanto imprecisa: a de que jogos sociais são meramente jogos jogados em Sites de Redes Sociais (SRS) como o Facebook e o Orkut. Embora tanto o mercado quanto os vários aspectos da mídia venham se referindo a esse tipo de aplicações desta forma, o termo por si só não é suficiente para dar conta da complexidade da definição.

Jogos sociais, a rigor, são quaisquer jogos que precisem ser jogados socialmente – ou seja, por duas ou mais pessoas – para que possam produzir sentido. Em tempos de copa, vale pontuar que o futebol deve ser provavelmente o melhor exemplo de jogo social em terras brasileiras.

Nossa decisão em usar o termo para se referir aos jogos desenvolvidos para os Sites de Redes Sociais – objeto que pretendemos abordar em nossa oficina - se baseia neste senso comum que vem pautando mídia e mercado, mas está ciente do aspecto mais detalhista da definição.

2. Como vocês pretendem abordar a análise e o desenvolvimento dos mesmos na oficina?

A oficina estará dividida em duas partes. A primeira se iniciará com a definição de jogos sociais e seus elementos e características específicas. Em seguida, será apresentado um panorama do mercado e alguns cases de sucesso. O perfil médio de quem joga também será discutido, como base para entender as demandas dos usuários em potencial.

A segunda parte se focará na elaboração de projetos de jogos sociais. Depois de apresentada uma metodologia de desenho de jogos eletrônicos, a oficina abordará aspectos e conceitos específicos de jogos, suas regras e narrativas e especificidades dos jogos eletrônicos em rede e jogos sociais, como mapa de interação entre usuários, demandas técnicas e modelos de monetização.

3. Como se configura o cenário da pesquisa sobre jogos sociais no Brasil?

Se observarmos de forma otimista, o cenário da pesquisa em jogos voltados pra os Sites de Redes Sociais no Brasil é aberto e tem espaço para acolher vários pesquisadores que desejem se aproximar da área. Esta abertura, por outro lado, também demonstra uma certa imaturidade acadêmica, de onde não se pode extrair linhas sólidas de pesquisa que se dediquem a este fenômeno.

Talvez por fazer parte de duas vertentes acadêmicas tão recentes – a que se dedica ao estudo das Redes Sociais e a que se dedica ao estudo dos Jogos Eletrônicos – o campo necessita de muito mais trabalho por parte de pesquisadores comprometidos, para que dados sólidos possam ser colhidos com relação às práticas sociais e de jogabilidade voltadas para essas aplicações.

Mesmo fora do país a pesquisa em Jogos Sociais é bem pontual – e pouco tem sido publicado, em linhas gerais.

4. Qual a importância dessa oficina no cenário da pesquisa sobre jogos sociais e também para os alunos de graduação?

De um modo geral, esta oficina pode colaborar para o cenário da pesquisa sobre esse objeto porque irá apresentar diversas óticas da comunicação, envolvidas nos processos de análise e desenvolvimento dos jogos sociais. Se o estudo da comunicação em sites de redes sociais já floresce no Brasil, a apresentação da miríade de diferentes tipos e usos dos jogos sociais pode fomentar o interesse mais específico de pesquisadores interessados em game studies, consumo e apropriações de mídia, publicidade e marketing, design etc.

Para alunos de graduação, a oficina pode mostrar um caminho para desenvolvimentos de projetos de pesquisa, como apontado, e também possibilidades para a atuação profissional. Em pouco mais de três anos, os jogos sociais estão sendo produzidos por desenvolvedoras web, agências de propaganda e empresas especializadas. Este mercado, como poderá ser visto na oficina, vai muito além da programação: planejamento, pesquisa, roteiro, design e outras especialidades também influenciam em muito o sucesso destes produtos.

Nenhum comentário: