Texto e fotos: Paula Consul (aluna de Jornalismo e estagiária da ACS)
Atividade integra programação de aula da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação Social
Buscando aproximar a experiência de trabalho e a sala de aula, a disciplina de Assessoria e Consultoria em Comunicação Social, do curso de Relações Públicas, realizou ao longo do semestre três visitas a assessorias de comunicação de organizações privadas, públicas e não governamentais. A disciplina integra as três áreas de graduação: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, que durante as visitas tiveram a oportunidade de conhecer ambientes de trabalho, rotina dos profissionais e o funcionamento das organizações nos diferentes setores.
A atividade ministrada pelo professor Gustavo Becker levou os alunos a uma organização privada, na primeira visita, na Assessoria de Comunicação Social da ULBRA. O diretor da Assessoria de Comunicação Social, professor Douglas Moacir Flor, explicou como é o dia-a-dia dos setores dentro da ACS, lembrando que é necessário estabelecer uma comunicação integrada entre as áreas.
Num segundo momento, a turma visitou a Assessoria de Comunicação de uma organização pública, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). Fernando R. Kloeckner Noronha, assessor responsável que apresentou a organização aos alunos, também é professor de Relações Públicas da ULBRA. “Dentro da estrutura organizacional do DAER a Assessoria de Comunicação está em uma posição importante, ligada diretamente ao diretor-geral”, comenta Noronha.
Como fechamento das visitas, os acadêmicos da ULBRA estiveram na Fundação Projeto Pescar, uma organização não governamental que tem o objetivo de formar profissionalmente jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo assim sua inclusão na sociedade. Na visita foram abordadas as rotinas de uma assessoria de comunicação que trabalha com o terceiro setor. Os profissionais enfatizaram que o tratamento da comunicação é diferenciado de organizações de 1º e 2º setor.
O gerente geral de Desenvolvimento, Ézio Rezende, explicou a importância da assessoria na Fundação “Como temos que tornar nossa marca desejada pelas empresas, precisamos de uma comunicação com os públicos eficaz, que gere resultados positivos”.
Fonte: ACS - Assessoria de Comunicação Social da Ulbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário