terça-feira, 27 de outubro de 2009

Publicidade na Internet completa 15 anos

A publicidade na internet completa 15 anos em outubro. Conforme divulgou o Gigablog da UOL, o primeiro banner na web surgiu em 1994 quando as empresas AT&T, Volvo, Club Méd e MCI contrataram um site comercial, a HotWired, para colocar um banner nas páginas. A pioneira AT&T pagou cerca de US$ 60 mil na campanha batizada de You Will, que ficou no ar por 24 semanas. O banner, com tamanho de 468 por 60 pixels, perguntava: “Alguma vez você já clicou bem aqui?”.


De acordo com o jornal espanhol El País, a maior dificuldade do HotWired em 1994 era decidir o preço a ser cobrado. “Nós sabíamos que o serviço poderia gerar interesse e tráfego. O que não sabíamos era quanto cobrar”, explicou o diretor de arte da empresa, Rick Boyce. Porém, há controvérsias sobre esta ser a primeira forma de anúncio na internet. Segundo TIM O´Reilly, o primeiro a pagar por um anúncio na rede foi Dan Appelman, de um escritório de advocacia, que desembolsou US$ 5 mil para patrocinar uma seção da GNN (Global Network Navigator), em setembro de 1993.

Fonte: Coletiva.net

Nenhum comentário: