terça-feira, 1 de novembro de 2011

Papo de Redação discute a reportagem no telejornalismo

Texto: Ângelo Neckel

Mais um Papo de Redação ocorreu ontem, às 19h30, na sala 203 do Prédio 14 da ULBRA Canoas. O tema desta edição foi Reportagem no Telejornalismo. Participaram da atividade os repórteres Andrei Rossetto, do SBT Brasil, e Marcus Reis, da Rede Record. A professora Gabriela Almeida, dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da ULBRA, fez a mediação do papo.

Foto: Fabiana Viegas

O encontro começou com a apresentação dos convidados. Andrei Rossetto relatou suas experiências acadêmicas e o início de sua vida profissional. Ele é egresso da ULBRA, na qual entrou em 1994 e se formou em 1999.  Andrei iniciou sua trajetória no projeto Caras Novas, da RBS TV e atualmente, trabalha no SBT. Sua rotina de repórter consiste em elaborar uma pauta por dia para abastecer os telejornais da emissora. Andrei salientou a importância de explorar a precisão, ou seja, apuração exata dos fatos, boas imagens, qualidade de edição, entre outras atividades rotineiras de um bom repórter. Também falou sobre as dificuldades em conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Segundo o repórter, é necessário ingressar no estágio para se ambientar com as práticas da redação, inspirar-se em bons profissionais e sugerir pautas, além de consumir informações de todos os veículos possíveis.

Marcus Reis também falou sobre sua atuação no campo da reportagem. Formado na ULBRA em 2001, começou como produtor na TVE. Em 2008, assinou contrato com a Record, onde trabalha até hoje. Enquanto estudante, produziu dois documentários premiados no Gramado Cine Video: "Impacto faz a sua Festa" e "Pedrinho Morreu na Primavera". Marcus realiza reportagens de grande porte para o programa Domingo Espetacular, abordando um tema por semana. Conforme o próprio, é neste modelo de reportagem em que prefere atuar, pois tem preferência por escrever textos mais longos. Durante o bate-papo, declarou que a grande motivação do repórter é atestar a qualidade de suas matérias, devido às adversidades enfrentadas no cotidiano, como o perigo e a baixa remuneração.

Foto: Fabiana Viegas

Em um segundo momento da noite, foi aberto o espaço para perguntas dos alunos presentes. Questionados sobre a pressão exercida pelas emissoras em busca de audiência, Andrei e Marcus disseram ser inevitável seguir a linha editorial da empresa. Nos telejornais do SBT são priorizados assuntos factuais, principalmente relacionados à polícia e enchentes. Por sua vez, o Domingo Espetacular privilegia informações de saúde, comportamento e variedades.

Perguntados até que ponto vale a melhor matéria e/ou imagem, sobretudo quanto ao envolvimento de vítimas, os jornalistas ressaltaram a importância de trazer os acontecimentos ao público, auxiliando a população.

Nenhum comentário: