quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aula Inaugural aborda os jogos sociais

Texto: Paula Consul e Iuri Ramos

Fotos: Douglas Bittencourt 

Tecnologia, internet, redes sociais, jogos eletrônicos e modernidade. Estas palavras, aparentemente, estão ligadas ao consumo jovem nos dias de hoje. Porém, esta ideia está se modificando a cada avanço digital e da comunicação. Com a disseminação dos jogos sociais na internet, outros públicos estão interagindo entre si buscando, uma socialização online. Procurando entender como estes jogos pautam a interatividade e mapear as estratégias de consumo de usuários em sites de redes sociais, os cursos de Comunicação Social, Design e Design Gráfico  da ULBRA promoveram sua Aula Inaugural com este tema, na noite desta quarta, (1º.09), no campus Canoas.

Mas afinal, o que são jogos sociais? Thiago Falcão, pesquisador de Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Universidade Federal da Bahia, ministrou o evento respondendo a esta pergunta: “Para jogarmos algum tipo de jogo social, precisamos de duas ou mais pessoas, promovendo assim, a interação social virtual. Nos comunicamos com a família, na escola, no trabalho, com amigos e agora também através da internet”.

jogos sociais 3

Thiago analisa os elementos bases para que um jogo possa se tornar social, e também quais regras e consequências são necessárias para atrair os usuários. “A maioria dos social games sequer satisfaz os pré-requisitos para serem classificados como jogos, estamos olhando muito mais para sistemas sociais do que para os jogos, pois no sistema social existe interação e consumo.” Identificar elementos de jogo e analisar como as pessoas se apropriam deles, pode mostrar a influência ou não do jogo para aquele grupo.

Durante o evento, o palestrante apresentou cases de jogos bem sucedidos, como o Farmville, jogo social vinculado na rede social Facebook. “O recurso mais valioso gasto nos jogos sociais é o tempo, se você gasta tanto tempo jogando porque não gastar com ele um pouco de dinheiro para deixá-lo melhor e mais atraente?”, Falcão explica como a empresa Zynga, responsável pelo Farmville, administra tempo e audiência de seus usuários.

Abordando também as definições e tipologias dos jogos, a aula analisou o  contexto, estruturas, apropriação e princípios de design apropriados, concentrando na mudança do modelo de jogabilidade, a partir dos sites de redes sociais. Diversas mudanças e atualizações estão sendo propostas. Antes de finalizar, Falcão deixa um questionamento para os alunos: “Seriam os jogos sociais uma variante do marketing digital?”. Para o pesquisador, os jogos vão muito mais além de uma estratégia de marketing, pois eles proporcionam e oferecem emoções e sensações que os usuários podem vivenciar também fora do universo online, através de seus bens virtuais.

jogos sociais 1O que são bens virtuais? Falcão apresenta os “bens virtuais”, que são itens digitais que possuem significado contextual, ou seja, adicionam formas de significação à interação social em um determinado ambiente. Eles são adquiridos dando razão a diversas atividades que aprimoram práticas de interatividade tais como socialização, consumo, ambição, autoestima e autoexpressão. Estes bens evocam emoções reais, pois funcionam em um contexto que faz sentido para os usuários, permitindo atividades sociais mais interessantes mediadas pelo computador.

O auditório lotado acompanhou as explicações e produziu uma série de perguntas respondidas ao final do evento. O ministrante divulgou os slides da aula neste link. Falcão seguiu para Caxias do Sul, onde participa da Intercom 2010.

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