terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Perfil José Marques de Melo

Texto: Iuri Ramos
Foto: Arquivo pessoal

José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico.
Começou a trabalhar como jornalista, em 1959, integrando as equipes dos jornais Gazeta de Alagoas e Jornal de Alagoas (Maceió), atuando depois, entre outros, no O São Paulo (São Paulo). Colaborou ainda como articulista dos jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Zero Hora (Porto Alegre).

Seus livros mais significativos na área do Jornalismo são: "Estudos de Jornalismo Comparado" (São Paulo, Pioneira, 1972), "Sociologia da Imprensa Brasileira" (Petrópolis, Vozes, 1974) e "A Opinião no Jornalismo Brasileiro" (Petrópolis, Vozes, 1985). Publicou ainda mais de uma centena de artigos em periódicos científicos, nacionais e estrangeiros, bem como em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e América Latina. Tem tido uma presença marcante no cenário brasileiro do ensino da pesquisa em comunicação.

Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, sendo Titular da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Atua ainda como Consultor Científico da Fundação CAPES - Ministério da Educação (Brasília), FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo e Conselheiro da EAS - Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva de Amparo à Educação (São Paulo).

Nenhum comentário: